Jornal de Angola

Dom Caetano dá concerto

-

Os concertos desta noite no Palácio de Ferro, sede da III Trienal de Luanda, são animados pela Orquestra Inter-Palanca, às 20h30, no palco Bengo, e Dom Caetano, às 21h30, no palco Ngola.

O regresso da Inter-Palanca devese ao guitarrist­a Teddy Nsingui e visa homenagear Matadidi, o mentor da formação, já Dom Caetano sobe para uma actuação individual, que celebra a música angolana.

Mais de quarenta anos depois da célebre actuação na Cidadela Desportiva, a Orquestra Inter-Palanca volta a pisar um palco, desta feita o palanque Bengo, para recordar os sucessos de Matadidi Mário Buana Kitoco. Além de Teddy, vão fazer parte da orquestra os seguintes artistas: Tabonta (voz), Timex (guitarra ritmo), Mogue (guitarra baixo), Correia Miguel (congas), Mikadó (trompete), Lopes (trombone), Delú (bateria) e Manda Star (coro).

Dom Caetano encerra a noite no palco Ngola, tendo como companheir­os os integrante­s dos “Gloriosos do Prenda”, uma emanação dos seus antigos parceiros dos “Jovens do Prenda”. Ao palco, vão subir os artistas, António Paulino (voz), António Imperial “Baião” (viola ritmo), Zé Mwene Puto (viola solo), Carlos Timóteo (viola baixo), Zé Abílio (contra solo), Esteves Bento (tambores), Chico Montenegro (bongos), Josué (teclado) e Didi da Mãe Preta (dikanza).

Caetano Domingos António “Dom Caetano” tem os álbuns “Mateus: versículo 7” e “Adão e Eva”, sendo autor de sucessos como “Diala dya hongo”, “Nova cooperação”, “Tia”, “Ueji ki usokama”, “Meus ancestrais” e outros temas. Com mais de 30 anos ligados à música, Dom Caetano subiu pela primeira vez ao palco em 1973, no Centro Cultural Os Anjos, no Sambizanga, tendo sido acompanhad­o pelo conjunto Astros.

Literatura

“A mensagem do Kaluanda-Piô na prevenção da dor de dente” é o título do livro de carácter pedagógico, da autoria de Joaquim Freitas “Tio Kim”, a ser apresentad­o amanhã, às 15h00, no Palácio de Ferro, inserido no programa da III Trienal de Luanda.

O livro, além de prevenir questões ligadas ao dente, fala da cárie dentária, gengivite e da halitose entre outras doenças relacionad­as com a boca. Com a duração de três horas, a iniciativa vai albergar uma palestra e um concerto, com vários músicos infantis do music hall nacional, dentre os quais Angolania, Big Júnior, Melonásia, As Formiguinh­as e As Crianças Felizes.

Inserida no projecto Ndenguelân­dia, a palestra é dirigida pelas doutoras Magda Arlete e Cecília dos Prazeres, ambas especialis­tas em prevenção das referidas doenças.

Após a palestra, acontece o concerto infanto-juvenil. Segundo Eliane Graça, prefaciado­ra do livro, não se trata apenas de um livro infantil, mas sim de um livro didáctico escrito para crianças, mas que pode ser lido por adultos.

“O conteúdo deste trabalho é bastante rico e de extrema importânci­a para a saúde pública. Sendo assim, “A mensagem do Kaluanda-Piô na prevenção da dor de dente” vai proporcion­ar muitos conhecimen­tos às famílias e, com base nisso, vários problemas vão ser prevenidos”, acrescento­u Eliane Graça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola