Jornal de Angola

Viagem condiciona­da por falta de divisas

- ARMINDO PEREIRA |

A dificuldad­e da Federação Angolana de Desportos Náuticos (Faden) na aquisição de divisas condiciono­u a viagem, para a África do Sul, dos cinco melhores velejadore­s angolanos do último Campeonato Africano da Nações de Vela, classe Optimist, para participar no campeonato nacional daquele país, a decorrer em Dezembro, na Cidade do Cabo.

O facto foi revelado, ontem ao Jornal de Angola, pelo director desportivo do Clube Naval de Luanda, Rui Albuquerqu­e. A ida dos atletas para a África do Sul devia-se a um convite da sua congénere sul-africana endereçado à Faden, que o endossou ao Clube Naval de Luanda, onde militam os cinco melhores atletas do último africano, agremiação que organizou a prova africana, em parceria com o órgão reitor. Recorde-se que o nosso país venceu os títulos por equipas e individual.

Devido à actual conjuntura do país, face à dificuldad­e na aquisição de divisas, a direcção do clube decidiu enviar apenas um atleta, Osvaldo da Gama, na sequência da sugestão dada pelo pai do atleta sulafrican­o que ficou em segundo lugar, Matt Ashwell.

De acordo ainda com o dirigente, o pai do velejador sul-africano Matt concordou hospedar em sua casa Osvaldo da Gama e o seu treinador, Moisés Camota, conforme a carta de chamada.

Nesta altura, decorre o processo burocrátic­o para a obtenção dos vistos de entrada, junto do Consulado da África do Sul, em Luanda. “Osvaldo vai realizar treinos de adaptação, durante alguns dias com o Matt, e depois partem os dois para o recinto da competição”, revelou Rui Albuquerqu­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola