An­go­la ci­men­ta he­ge­mo­nia afri­ca­na

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

As ci­da­des de Ra­bat e Ca­sa­blan­ca, Mar­ro­cos, aco­lhe­ram a pro­va em 2002, com as Pé­ro­las de Áfri­ca a con­quis­ta­rem a sex­ta ta­ça. Pa­ra ven­cer o cam­pe­o­na­to, as an­go­la­nas na fi­nal der­ro­ta­ram as cos­tas mar­fi­nen­ses. Du­ran­te al­gum pe­río­do, a Cos­ta do Mar­fim foi a prin­ci­pal ad­ver­sá­ria do “se­te” na­ci­o­nal, mas An­go­la mos­trou-se su­pe­ri­or ao de­fen­der com ga­lhar­dia o tí­tu­lo. Cos­ta do Mar­fim e Tu­ní­sia com­ple­ta­ram o pó­dio. As ar­ge­li­nas ter­mi­na­ram na quar­ta po­si­ção se­gui­das pe­los Ca­ma­rões, Con­go Braz­za­vil­le, Ga­bão, Con­go De­mo­crá­ti­co e Mar­ro­cos. De sa­li­en­tar que, em­bo­ra o seu país te­nha aco­lhi­do a com­pe­ti­ção vá­ri­as ve­zes, a se­lec­ção mar­ro­qui­na nun­ca ocu­pou os lu­ga­res ci­mei­ros da ta­be­la clas­si­fi­ca­ti­va.

XV edi­ção. País se­de-Mar­ro­cos. Ano-2002. Campeã: An­go­la.

Par­ti­ci­pan­tes (9): An­go­la, Cos­ta do Mar­fim, Tu­ní­sia, Ar­gé­lia, Ca­ma­rões, Con­go Braz­za­vil­le, Ga­bão, RDC e Mar­ro­cos.

Em 2004 na ci­da­de de Cai­ro, Egip­to, a se­lec­ção mais ti­tu­la­da do con­ti­nen­te ber­ço vol­tou a bri­lhar com o al­can­ce do sé­ti­mo tí­tu­lo. A an­ti­ga ca­pi­tã da se­lec­ção, Eli­sa Web­ba Tor­res, foi a úni­ca jo­ga­do­ra pre­sen­te na con­quis­ta das se­te ta­ças, com des­ta­que ain­da pa­ra Fi­lo­me­na Trin­da­de, Il­da Ben­gue, Mar­ce­li­na Ki­a­la, Te­re­sa Joaquim e Ani­ca Ne­to. An­tes, fi­ca­ram no­mes co­mo Pal­mi­ra Bar­bo­sa, Fá­bia Ra­po­so e Gra­ça Ban­dei­ra, sem des­pri­mor pa­ra ou­tras que tam­bém em­pres­ta­ram o seu me­lhor ao ser­vi­ço da se­lec­ção.

A he­ge­mo­nia de An­go­la es­ta­va fir­ma­da. As ca­ma­ro­ne­sas, com mui­to es­for­ço, con­quis­ta­ram a me­da­lha de pra­ta, dei­xan­do pa­ra trás Cos­ta do Mar­fim, Tu­ní­sia, Con­go Braz­za­vil­le, Egip­to, Con­go De­mo­crá­ti­co e Tan­zâ­nia, que es­tre­ou na com­pe­ti­ção.

XVI edi­ção. País se­de-Egip­to. Ano-2004. Campeã: An­go­la.

Par­ti­ci­pan­tes (8): An­go­la, Ca­ma­rões, Cos­ta do Mar­fim, Tu­ní­sia, Con­go Braz­za­vil­le, Egip­to, RDC e Tan­zâ­nia.

Na ci­da­de de Tu­nis em 2006, An­go­la mais uma vez per­fu­mou Áfri­ca, na épo­ca sob o co­man­do téc­ni­co de Je­ró­ni­mo Ne­to. A Tu­ní­sia me­lho­rou sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te ao ter­mi­nar com a me­da­lha de pra­ta, re­sul­ta­do do in­ves­ti­men­to fei­to nos es­ca­lões de for­ma­ção. Com o tra­ba­lho in­ter­no e par­ti­ci­pa­ções em tor­nei­os in­ter­na­ci­o­nais, as tu­ni­si­nas es­ta­vam a pro­gre­dir. As an­go­la­nas, que per­se­gui­am o oi­ta­vo cep­tro, fo­ram su­pe­ri­o­res às ad­ver­sá­ri­as, que jo­ga­ram em so­lo pá­trio, e per­de­rem na fi­nal, por 30-32. O Con­go Braz­za­vil­le, Cos­ta do Mar­fim, Ca­ma­rões, Con­go De­mo­crá­ti­co e o Ga­bão ocu­pa­ram as po­si­ções ime­di­a­tas.

XVII edi­ção. País se­de-Tu­ní­sia.Ano - 2006.Campeã: An­go­la.

Par­ti­ci­pan­tes (7): An­go­la, Tu­ní­sia, Con­go Braz­za­vil­le, Cos­ta do Mar­fim, Ca­ma­rões, RDC e Ga­bão.

Em 2008, An­go­la es­ta­be­le­ceu um re­cor­de de or­ga­ni­za­ção ao en­vol­ver cin­co ci­da­des se­des: Lu­an­da, Ben­gue­la, Lu­ban­go, Ca­bin­da e Hu­am­bo. As con­di­ções ne­ces­sá­ri­as pa­ra aco­lher o cam­pe­o­na­to es­ta­vam cri­a­das, com mei­os téc­ni­cos, in­fra-es­tru­tu­rais e hu­ma­nos. Com oi­to tí­tu­los ga­nhos, An­go­la con­se­guiu fa­zer a re­no­va­ção do plan­tel sem gran­des so­bres­sal­tos. Após uma ex­ce­len­te par­ti­ci­pa­ção no Cam­pe­o­na­to do Mun­do, on­de ter­mi­na­ram na sé­ti­ma po­si­ção da ta­be­la clas­si­fi­ca­ti­va (me­lhor pres­ta­ção de sem­pre num mun­di­al), as Pé­ro­las dis­pu­ta­ram o africano com mo­ti­va­ção ex­tra. Re­fe­ren­ci­a­da pe­la sua agres­si­vi­da­de de­fen­si­va, as an­go­la­nas mais uma vez pas­se­a­ram clas­se na com­pe­ti­ção e fi­ze­ram jus à con­di­ção de can­di­da­tas ao tí­tu­lo. A Cos­ta do Mar­fim, Con­go, Tu­ní­sia, Con­go De­mo­crá­ti­co, Ar­gé­lia, Ca­ma­rões e o Ga­bão ocu­pa­ram os pos­tos se­guin­tes.

XVIII edi­ção. País se­de - An­go­la. Ano - 2008Cam­peã: An­go­la.

Par­ti­ci­pan­tes (8): An­go­la,Cos­ta do Mar­fim, Con­go Braz­za­vil­le, Tu­ní­sia, RDC,Ar­gé­lia, Ca­ma­rões e Ga­bão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.