Jornal de Angola

Selecção Nacional regressa hoje ao país

- TERESA LUÍS |

Encerrado o estágio pré-competitiv­o na região de Gaia, Portugal, a Selecção Nacional sénior feminina de andebol regressa hoje, às 16 horas, à capital angolana, onde disputa a partir de segunda-feira a 22.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), no pavilhão Arena do Kilamba.

O estágio realizado naquele país europeu, durante 20 dias, serviu para dotar o grupo de rodagem competitiv­a e gizar estratégia­s, com vista à reconquist­a do troféu continenta­l, perdido em 2014 na cidade de Argel. Ontem, em Gaia, as Pérolas realizaram uma sessão dupla de treino, que serviu para corrigir alguns erros persistent­es.

As atletas estão hoje dispensada­s para estar com as famílias e voltam a concentrar-se amanhã, no final do dia. No mesmo dia, está prevista a realização de um treino, às 18 horas, no pavilhão principal da Cidadela.

A seguir, o “sete” nacional fica alojado no Hotel Diamante que, durante dez dias, vai ser o “quartel-general” das Pérolas. Cinco triunfos, um empate e uma derrota é saldo do conjunto angolano no estágio.

No primeiro jogo amistoso, a selecção derrotou o Leça da Palmeira por (51-20). Depois, impôs-se ao Porrinho de Espanha (30-17) e ao Maiastars (37-13). No quarto jogo de controlo, as Pérolas empataram a 33 golos com os juniores masculinos do FC do Porto, depois venceram os juniores masculinos do Aveiro, por 37-34, e perderam com a equipa júnior masculina do FC do Porto, por 27-30. No último jogo amistoso com a equipa do Almeida Garrett triunfaram por 50-9.

A selecção terminou o estágio com uma média de 37,8 golos por partida. Marcou 265, sofreu 156 e acumulou um saldo de 109 golos.

A dupla Filipe Cruz e Edgar Neto, que tem a missão de conduzir a selecção para mais uma conquista continenta­l, conta com as jogadoras Teresa Almeida “Bá” e Neide Barbosa (guarda-redes), Aznaide Carlos, Isabel Guialo, Lourena Carlos, Magda Cazanga e Vilma Neganga (meia-distâncias); Lurdes Monteiro, Luísa Kiala e Wuta Dombaxi (universais); Janeth Santos, Juliana Machado, Joelma Viegas, Dalva Perez, Natália Bernardo e Carolina Morais (pontas); e Albertina Kassoma e Liliana Venâncio (pivôs).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola