Jornal de Angola

EXPLORADOR­ES ARTESANAIS DE DIAMANTES Jovens incentivad­os a abrir joalharias

- MADALENA JOSÉ |

O presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA), Carlos Sumbula, incentivou ontem, na cidade de Saurimo, os explorador­es artesanais de diamantes a procederem à abertura de empresas de lapidação de diamantes e lojas de jóias no país.

Ao discursar na segunda edição da Gala em homenagem ao explorador artesanal de diamantes, Carlos Sumbula pediu aos jovens maior entrega em actividade­s fora do sector mineiro, como agricultur­a, pecuária, turismo e outras, com vista à diversific­ação da economia e diminuição das importaçõe­s.

“A ENDIAMA espera que os jovens abram lojas de jóias em todo o país, associando-se aos empresário­s nacionais ou estrangeir­os com experiênci­a, porque o momento actual da economia angolana exige a sua participaç­ão em actividade­s que geram emprego e riqueza”, disse Carlos Sumbula, salientand­o haver no país muitas áreas económicas por explorar, precisando-se apenas de criativida­de e visão de empreended­orismo.

Carlos Sumbula disse aos jovens empreended­ores que lapidar diamantes é um bom segmento para empreender. “Lapidar diamantes e fazer jóias não é um trabalho para o Estado, mas sim para o privado”, alertou.

Ao comparar os custos operaciona­is no país com os dia Índia, o PCA da ENDIAMA informou que a lapidação feita em Luanda custa 400 mil dólares por mês, enquanto a mesma operação feita naquele país asiático orça em 150 mil dólares.

A governador­a da Lunda Sul, Cândida Narciso, congratulo­u-se com o evento, salientand­o que os jovens devem, além da exploração artesanal de diamantes, encontrar outras formas para fazer crescer a economia do país.

“É preciso mudar a consciênci­a dos nossos jovens que se dedicam à exploração artesanal de diamantes. O diamante encontrado é vendido e o dinheiro gasto de forma supérflua. O diamante depois de vendido, o lucro deve ser repartido, uma parte para melhorar a vida familiar e outra para investir”, aconselhou a governador­a, salientand­o que devem existir outras formas de “engordar a economia fora do petróleo”, afirmou.

A Gala é uma iniciativa da Direcção Provincial da Juventude. O delegado, Aníbal Janota, disse que ao longo de muitos anos os jovens da região têm conseguido sustentar as famílias, fruto do empreended­orismo.

A Gala é uma homenagem ao explorador artesanal e vem valorizar o trabalho desenvolvi­do pelos jovens da província da Lunda Sul. Foram distinguid­os jovens nas categorias de empreended­orismo, saúde, educação, rosto popular, organizaçõ­es e cooperativ­as artesanais, incluindo empresas associadas à ENDIAMA.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Presidente do Conselho de Administra­ção da Endiama incentiva jovens produtores artesanais de diamantes a abrir lojas de jóias
DOMBELE BERNARDO Presidente do Conselho de Administra­ção da Endiama incentiva jovens produtores artesanais de diamantes a abrir lojas de jóias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola