Blo­co Li­an­zi tem que­bra na pro­du­ção

Jornal de Angola - - DESPORTO - JOÃO PE­DRO |

O cam­po de ex­plo­ra­ção petrolífera de Li­an­zi, ge­ri­do por An­go­la e Con­go Braz­za­vil­le, na fron­tei­ra co­mum en­tre os dois paí­ses, re­gis­tou uma bai­xa de pro­du­ção de 30 pa­ra 23 mil bar­ris/dia.

A in­for­ma­ção foi pres­ta­da on­tem, em Lu­an­da, pe­lo mi­nis­tro con­go­lês dos Hi­dro­car­bo­ne­tos, Je­an-Marc Thystè­re-Tchi­caya, à mar­gem da reu­nião da co­mis­são mis­ta, que ava­li­ou o fun­ci­o­na­men­to do em­pre­en­di­men­to eco­nó­mi­co.

A bai­xa de pro­du­ção foi pro­vo­ca­da pe­la re­du­ção de águas nos re­ser­va­tó­ri­os do po­ço pro­du­tor LP 02.

“Em me­nos de cin­co me­ses ti­ve­mos uma que­da de pro­du­ção na or­dem dos 23 por cen­to. Mas nes­te mo­men­to a pro­du­ção co­nhe­ce uma es­ta­bi­li­da­de re­la­ti­va gra­ças à boa ges­tão da água no sen­ti­do de man­ter a pres­são dos re­ser­va­tó­ri­os em pro­du­ção”, dis­se o mi­nis­tro con­go­lês, pa­ra quem a ac­tu­a­li­za­ção dos mo­de­los do ope­ra­dor vai tra­zer es­ta­bi­li­da­de na pro­du­ção, re­du­zir o dé­bi­to do pe­tró­leo e ga­ran­tir re­ser­vas adi­ci­o­nais. O mi­nis­tro dos Pe­tró­le­os, Bo­te­lho de Vas­con­ce­los, con­si­de­rou po­si­ti­vo o encontro, que ava­li­ou os ní­veis de pro­du­ção do em­pre­en­di­men­to pe­tro­lí­fe­ro, in­cluin­do o or­ça­men­to pa­ra 2017.

“Nes­te mo­men­to, Li­an­zi re­gis­ta uma pro­du­ção de 23 mil bar­ris de pe­tró­leo por dia. Es­tá a ser fei­to um tra­ba­lho com vis­ta ao au­men­to da pro­du­ção”, ex­pli­cou o mi­nis­tro dos Pe­tró­le­os, ga­ran­tin­do que atra­vés de Li­an­zi os paí­ses po­dem de­sen­vol­ver pro­jec­tos eco­nó­mi­cos com be­ne­fí­ci­os mú­tu­os.

O blo­co es­tá lo­ca­li­za­do em águas pro­fun­das (até 1000 me­tros) no al­to mar e co­bre uma área de 700 qui­ló­me­tros qua­dra­dos en­tre os dois paí­ses. O cam­po de pro­du­ção tem um cus­to de ex­plo­ra­ção ava­li­a­do em dois mil mi­lhões de dó­la­res e as es­ti­ma­ti­vas apon­tam pa­ra a exis­tên­cia de re­ser­vas de 70 mi­lhões de bar­ris de pe­tró­leo.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO

Mi­nis­tro con­go­lês Je­an-Marc Tchi­caya com o seu ho­mó­lo­go Bo­te­lho de Vas­con­ce­los

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.