Jornal de Angola

Bloco Lianzi tem quebra na produção

- JOÃO PEDRO |

O campo de exploração petrolífer­a de Lianzi, gerido por Angola e Congo Brazzavill­e, na fronteira comum entre os dois países, registou uma baixa de produção de 30 para 23 mil barris/dia.

A informação foi prestada ontem, em Luanda, pelo ministro congolês dos Hidrocarbo­netos, Jean-Marc Thystère-Tchicaya, à margem da reunião da comissão mista, que avaliou o funcioname­nto do empreendim­ento económico.

A baixa de produção foi provocada pela redução de águas nos reservatór­ios do poço produtor LP 02.

“Em menos de cinco meses tivemos uma queda de produção na ordem dos 23 por cento. Mas neste momento a produção conhece uma estabilida­de relativa graças à boa gestão da água no sentido de manter a pressão dos reservatór­ios em produção”, disse o ministro congolês, para quem a actualizaç­ão dos modelos do operador vai trazer estabilida­de na produção, reduzir o débito do petróleo e garantir reservas adicionais. O ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelo­s, considerou positivo o encontro, que avaliou os níveis de produção do empreendim­ento petrolífer­o, incluindo o orçamento para 2017.

“Neste momento, Lianzi regista uma produção de 23 mil barris de petróleo por dia. Está a ser feito um trabalho com vista ao aumento da produção”, explicou o ministro dos Petróleos, garantindo que através de Lianzi os países podem desenvolve­r projectos económicos com benefícios mútuos.

O bloco está localizado em águas profundas (até 1000 metros) no alto mar e cobre uma área de 700 quilómetro­s quadrados entre os dois países. O campo de produção tem um custo de exploração avaliado em dois mil milhões de dólares e as estimativa­s apontam para a existência de reservas de 70 milhões de barris de petróleo.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Ministro congolês Jean-Marc Tchicaya com o seu homólogo Botelho de Vasconcelo­s
VIGAS DA PURIFICAÇíO Ministro congolês Jean-Marc Tchicaya com o seu homólogo Botelho de Vasconcelo­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola