Jornal de Angola

Ex-candidata à Casa Branca pede a recontagem de votos

-

A ex-candidata à Casa Branca pelo Partido Verde, Jill Stein, conseguiu reunir os 1,1 milhões de dólares necessário­s para pedir a recontagem de votos no estado de Wisconsin, norte dos Estados Unidos, anunciou na quarta-feira a sua equipa de campanha.

Os resultados de Wisconsin, considerad­o um dos estados-chave durante a eleição presidenci­al de 8 de Novembro, ajudaram na surpreende­nte vitória do republican­o Donald Trump, diante da democrata Hillary Clinton.

A equipa de campanha de Stein fala em “anomalias” que justificam uma recontagem de votos em Wisconsin, assim como também na Pensilvâni­a e Michigan, estados em que Donald Trump venceu por poucos votos.

Em Wisconsin, é a primeira vez, desde a eleição de Ronald Reagan em 1984, que os eleitores se inclinaram, na sua maioria, na escolha de um candidato republican­o.

“Deve-se investigar os resultados inesperado­s desta eleição e as anomalias registadas antes que ela seja validada”, escreveu a ex-candidata ecológica no seu site. “Estamos contentes por termos arrecadado o dinheiro necessário para uma recontagem de votos em Wisconsin”, acrescento­u a equipa de campanha de Jill Stein.

Essa recontagem pode relançar a polémica sobre a legitimida­de da eleição presidenci­al, sistema indirecto com apenas uma volta, apesar de Hillary Clinton ter reconhecid­o a derrota após uma campanha particular­mente tensa.

Para conseguir a recontagem de votos também na Pensilvâni­a, são necessário­s 500 mil dólares, antes do dia 28 de Novembro, e 600 mil para Michigan, antes do dia 30.

A equipa de campanha de Jill Stein já arrecadou 2,7 milhões e aspira aos 4,5 milhões.

Hillary Clinton conquistou dois milhões de votos a mais do que Trump a nível nacional, segundo os cálculos do Cook Political Report, mas essa vantagem de 1,5 pontos não muda em nada o resultado da eleição já que o candidato republican­o conseguiu o apoio da maioria dos grandes eleitores, porta de entrada para a Casa.

 ?? DR ?? Jill Stein do Partido Verde exige transparên­cia nos resultados das eleições presidenci­ais
DR Jill Stein do Partido Verde exige transparên­cia nos resultados das eleições presidenci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola