Vic­tor Ya­nu­ko­vi­ch des­ta­ca es­tra­té­gia de Vla­di­mir Pu­tin

Jornal de Angola - - MUNDO -

O ex-pre­si­den­te da Ucrâ­nia, Vic­tor Ya­nu­ko­vi­ch, dis­se que foi con­tra a integração da Crimeia na Rús­sia, mas lou­vou a ati­tu­de es­tra­té­gi­ca do Pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin, de ofe­re­cer aju­da aos rus­só­fo­nos da pe­nín­su­la.

“Se acho que foi bom a se­pa­ra­ção da Crimeia da Ucrâ­nia? Não. Con­si­de­ro que é al­go ne­ga­ti­vo”, dis­se Vic­tor Ya­nu­ko­vi­ch em con­fe­rên­cia de im­pren­sa na ci­da­de de Ros­tov do Don, no Sul da Rús­sia, on­de se en­con­tra exi­la­do des­de a sua des­ti­tui­ção em Fe­ve­rei­ro de 2014, na “revolução” de Eu­ro­mai­dan.

Vic­tor Ya­nu­ko­vi­ch ad­mi­tiu que me­re­ce res­pei­to a de­ci­são de Vla­di­mir Pu­tin de res­pon­der ao pe­di­do de aju­da dos ci­da­dãos da Crimeia, que se rein­te­gra­ram na Rús­sia no mês se­guin­te, após um re­fe­ren­do.

“Os âni­mos na Crimeia ra­di­ca­li­za­ram-se após o Eu­ro­mai­dan. A Crimeia co­me­çou a pro­cu­rar aju­da na Rús­sia. O re­fe­ren­do de In­de­pen­dên­cia foi o re­sul­ta­do da pro­vo­ca­ção do Eu­ro­mai­dan.

A de­ci­são de se unir à Rús­sia não des­per­tou dú­vi­das”, opi­nou Vic­tor Ya­nu­ko­vi­ch, se­gun­do ór­gãos da im­pren­sa rus­sos.

O ex-pre­si­den­te ucra­ni­a­no cri­ti­cou, ain­da, as ac­tu­ais au­to­ri­da­des do país por im­pe­di­rem o seu in­ter­ro­ga­tó­rio por ví­deo-con­fe­rên­cia no jul­ga­men­to que acon­te­ce em Ki­ev, ca­pi­tal da Ucrâ­nia, con­tra ale­ga­dos cin­co mem­bros da for­ça an­ti-mo­tim, pela morte de 50 opo­si­to­res no Eu­ro­mai­dan.

Vic­tor Ya­nu­ko­vi­ch fri­sou que os fran­co-ati­ra­do­res que ma­ta­ram os ma­ni­fes­tan­tes du­ran­te os dis­túr­bi­os vi­o­len­tos es­ta­vam po­si­ci­o­na­dos em edi­fí­ci­os con­tro­la­dos pela opo­si­ção e pe­diu que tam­bém se­jam in­ves­ti­ga­das as mor­tes de po­lí­ci­as du­ran­te a re­vol­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.