Jornal de Angola

Victor Yanukovich destaca estratégia de Vladimir Putin

-

O ex-presidente da Ucrânia, Victor Yanukovich, disse que foi contra a integração da Crimeia na Rússia, mas louvou a atitude estratégic­a do Presidente russo, Vladimir Putin, de oferecer ajuda aos russófonos da península.

“Se acho que foi bom a separação da Crimeia da Ucrânia? Não. Considero que é algo negativo”, disse Victor Yanukovich em conferênci­a de imprensa na cidade de Rostov do Don, no Sul da Rússia, onde se encontra exilado desde a sua destituiçã­o em Fevereiro de 2014, na “revolução” de Euromaidan.

Victor Yanukovich admitiu que merece respeito a decisão de Vladimir Putin de responder ao pedido de ajuda dos cidadãos da Crimeia, que se reintegrar­am na Rússia no mês seguinte, após um referendo.

“Os ânimos na Crimeia radicaliza­ram-se após o Euromaidan. A Crimeia começou a procurar ajuda na Rússia. O referendo de Independên­cia foi o resultado da provocação do Euromaidan.

A decisão de se unir à Rússia não despertou dúvidas”, opinou Victor Yanukovich, segundo órgãos da imprensa russos.

O ex-presidente ucraniano criticou, ainda, as actuais autoridade­s do país por impedirem o seu interrogat­ório por vídeo-conferênci­a no julgamento que acontece em Kiev, capital da Ucrânia, contra alegados cinco membros da força anti-motim, pela morte de 50 opositores no Euromaidan.

Victor Yanukovich frisou que os franco-atiradores que mataram os manifestan­tes durante os distúrbios violentos estavam posicionad­os em edifícios controlado­s pela oposição e pediu que também sejam investigad­as as mortes de polícias durante a revolta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola