Jornal de Angola

Falta de mercado provoca a queda de produção

-

A empresa de polimento de mármores e granitos “Margran”, do município de Moçâmedes, província do Namibe, baixou os níveis de produção por dificuldad­es no escoamento dos seus produtos, revelou ontem o seu gerente.

José Eduardo Costa disse que a unidade fabril tem a capacidade de produzir 100 metros por dia, mas, em função da crise, os níveis de produção baixaram para 30 metros diários. O responsáve­l lamentou o facto de o mercado local ser pouco atractivo para a empresa, e definiu como estratégia o escoamento dos seus produtos para as províncias da Huíla, Benguela e Huambo.

“Nas grandes obras da província não são utilizados os mármores produzidos localmente. Não percebemos por que razão o pessoal da construção civil não reconhece os nossos serviços”, lamentou.

O gestor ressaltou a necessidad­e de financiame­nto para o relançamen­to do sector, numa altura em que o material usado na empresa se encontra obsoleto, depois de muito tempo de uso. José Costa defendeu a criação de incentivos para as médias e pequenas empresas, uma vez que estas são o suporte da economia.

Com 26 trabalhado­res, a unidade opera no mercado há mais de 20 anos e a fraca produção está a dificultar a estabilida­de financeira da empresa.As autoridade­s do Namibe pretendem alterar o actual quadro da exploração de minérios.

O director provincial da Indústria, Geologia e Minas, Armando Valente, que falava durante o fórum da Indústria, Geologia e Minas da província do Namibe, disse que esses recursos são transporta­dos para outras regiões do país e para o estrangeir­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola