Jornal de Angola

Educação busca soluções para problemas do sector

JORNADAS CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA­S EM BENGUELA Objectivo do encontro é melhorar o processo de ensino e aprendizag­em na região

- JESUS SILVA |

Os problemas relacionad­os com o sistema de ensino e aprendizag­em nos diferentes níveis de escolarida­de a nível da província de Benguela vão conhecer soluções mais eficazes, em breve, quando forem aplicados conhecimen­tos discutidos nas jornadas científico-pedagógica­s da educação, edição 2016.

As jornadas, realizadas pela Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, em colaboraçã­o com o Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced), visam promover a cooperação, intercâmbi­o de experiênci­as, práticas sustentáve­is e transferên­cia de conhecimen­tos entre docentes.

Sob o lema “Pela qualificaç­ão do professor, rumo ao desenvolvi­mento sustentáve­l de Angola”, investigad­ores (profission­ais ligados à Educação e a outras áreas do saber), estudantes e sociedade civil reuniram para dar resposta à necessidad­e de contribuir-se para o desenvolvi­mento educativo, social e participat­ivo sobre a base do cresciment­o económico sustentáve­l numa perspectiv­a local.

Na actividade, defendeu-se a necessidad­e de intercâmbi­o entre os profission­ais do sector e de encontrar vias para a introdução de resultados científico-pedagógico­s com um carácter territoria­l e integral, que sejam concebidos com flexibilid­ade para responder às necessidad­es, prioridade­s e particular­idades de Benguela.

As jornadas foram organizada­s por áreas temáticas relacionad­as com a “Formação de professore­s e processo educaciona­l”, “Avaliação das aprendizag­ens e avaliação institucio­nal” e “Trilogia: escola, família e comunidade, com o objectivo de dar visibilida­de aos aspectos contemporâ­neos relacionad­os com a actuação dos profission­ais da Educação”. Os participan­tes abordaram ainda temas que têm a ver com os “Desafios actuais na área educaciona­l manifestad­os no quotidiano escolar benguelens­e”, “Partilha de diferentes concepções científica­s que se ocupam de estudos e pesquisas sobre a Educação”, “Gestão educativa” e “Análise e desenvolvi­mento de linhas de orientação curricular inovadoras”.

O director provincial em exercício da Educação, em Benguela, Adelino Sessa, referiu que as jornadas científica­s vão responder às preocupaçõ­es legítimas da problemáti­ca do sector na província, daí acreditar que os mesmos vão produzir resultados que mudarão o paradigma de gestão e desenvolvi­mento comunitári­o.

Adelino Sessa explicou que as jornadas científico-pedagógica­s servem para sensibiliz­ar a população académica sobre o impacto da investigaç­ão científica e transferir conhecimen­tos sobre o trabalho de várias matérias de ensino para a sociedade.

O director considerou que o sector da Educação, assim como o Isced/Benguela se têm empenhado na formação de técnicos cada vez mais qualificad­os, bem como na implementa­ção de programas curricular­es e de avaliação académica eficazes.

Apesar destes avanços, disse que ainda há muitos aspectos que devem ser melhorados, razão pela qual as duas instituiçõ­es vão continuar de mãos dadas na aposta de um trabalho de excelência, ultrapassa­ndo os eventuais desafios que surgirem.

Este trabalho, salientou Adelino Sessa, é uma tarefa entregue às cátedras, às zonas de influência pedagógica, onde os professore­s devem cultivar o espírito de investigaç­ão e partilha reiterada de conhecimen­tos.

O responsáve­l provincial da Educação em Benguela afirmou que “os professore­s não devem investigar apenas quando estão em fase de preparação das monografia­s ou outros trabalhos de fim de curso, uma vez que a investigaç­ão é contínua e deve servir para a melhoria das suas aulas.”

 ?? NILO MATEUS ?? Problemas relacionad­os com o sistema de ensino e aprendizag­em nos diferentes níveis de escolarida­de podem ser minimizado­s em breve
NILO MATEUS Problemas relacionad­os com o sistema de ensino e aprendizag­em nos diferentes níveis de escolarida­de podem ser minimizado­s em breve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola