Cri­an­ças em Me­non­gue con­tem­pla­das com li­vros

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - CAR­LOS PAULINO |

Mais de 300 li­vros de con­tos in­fan­tis fo­ram en­tre­gues, na ci­da­de de Me­non­gue, pro­vín­cia do Cu­an­do Cu­ban­go, às cri­an­ças in­ter­na­das no hos­pi­tal pe­diá­tri­co, Cen­tro de Aco­lhi­men­to Pa­dre João Bos­co e no Lar In­fan­til Eli­sa­beth, no qua­dro de um pro­jec­to que es­tá a ser le­va­do a ca­bo pe­lo Mi­nis­té­rio da Cul­tu­ra, de­no­mi­na­do “Minha pri­mei­ra mala de leitura”.

A di­rec­to­ra pro­vin­ci­al da Cul­tu­ra, Car­la Ca­ti­va, dis­se que o pro­jec­to vi­sa enal­te­cer os 41 anos da In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal e lem­brou que ob­jec­ti­vo é ele­var o gos­to pela leitura das cri­an­ças, vis­to que qu­em lê um li­vro nun­ca se tor­na a mes­ma pes­soa.

Car­la Ca­ti­va dis­se que com a ini­ci­a­ti­va se pre­ten­de par­ti­lhar com as cri­an­ças de vá­ri­os es­tra­tos so­ci­ais, so­bre­tu­do àque­las que es­tão in­ter­na­das no hos­pi­tal pe­diá­tri­co sem mo­ti­va­ção. Acres­cen­tou que os pais ou en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção po­dem tam­bém aju­dar nes­ta ta­re­fa, pois a par­tir dos li­vros po­dem con­tar his­tó­ri­as de mo­do a re­a­ni­má-las pa­ra a sua rá­pi­da re­cu­pe­ra­ção.

O pro­jec­to, se­gun­do a res­pon­sá­vel, cons­ti­tui uma mais-va­lia so­bre­tu­do pa­ra as cri­an­ças que não sa­bem ler e es­cre­ver, per­mi­tin­do que as mes­mas pos­sam ga­nhar o há­bi­to pela leitura e fa­cil­men­te se en­qua­dra­rem. Além da ci­da­de de Me­non­gue, com o pro­jec­to “Minha pri­mei­ra mala de leitura” tam­bém fo­ram con­tem­pla­das as cri­an­ças do mu­ni­cí­pi­os do Ca­lai, Cu­an­gar, Cu­chi, Cui­to Cu­a­na­va­le, Di­ri­co, Nan­co­va, Ma­vin­ga e Ri­vun­go, on­de, nu­ma pri­mei­ra fa­se, fo­ram en­vi­a­dos 100 exem­pla­res pa­ra ca­da lo­ca­li­da­de.

A di­rec­to­ra ad­mi­nis­tra­ti­va do Hos­pi­tal Pe­diá­tri­co de Me­non­gue, Rosa Ma­ria Jam­ba, agra­de­ceu o ges­to da Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Cul­tu­ra, ten­do em vis­ta que ac­ções de gé­ne­ro le­van­tam o mo­ral de qual­quer do­en­te e ape­lou a ou­tras ins­ti­tui­ções pa­ra se­gui­rem o mes­mo exem­plo.

Qu­em tam­bém se con­gra­tu­lou com a ini­ci­a­ti­va foi a di­rec­to­ra do Cen­tro de Aco­lhi­men­to Pa­dre João Bos­co, ir­mã Ana Ri­ta. A res­pon­sá­vel dis­se que os li­vros que re­ce­be­ram vão re­for­çar a bi­bli­o­te­ca da ins­ti­tui­ção que tem con­tri­buí­do pa­ra a ocu­pa­ção dos tem­pos li­vres das cri­an­ças.

Ac­tu­al­men­te, o cen­tro aco­lhe 24 cri­an­ças des­fa­vo­re­ci­das e em con­fli­to com a lei, que cla­mam por mui­tos apoi­os, en­tre bens ali­men­ta­res e ves­tuá­rio, vis­to que a Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da As­sis­tên­cia e Rein­ser­ção So­ci­al, que tu­te­la o cen­tro, es­tá sem mei­os pa­ra o efei­to. A di­rec­to­ra do Lar In­fan­til Eli­sa­beth, Te­re­sa Na­fe­la, sa­li­en­tou que os li­vros re­ce­bi­dos vão aju­dar no pro­ces­so edu­ca­ti­vo das 120 cri­an­ças con­tro­la­das pela sua ins­ti­tui­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.