Al­gu­mas ru­as de­cla­ra­das sem ile­tra­dos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

As ru­as Jo­se­fa de Óbi­dos, Al­ves Ca­ne­la, An­tó­nio Lis­boa e Olím­pio Bran­dão, no bair­ro Neves Bendinha, dis­tri­to ur­ba­no do Ki­lam­ba Ki­a­xi, fo­ram de­cla­ra­das na sex­ta-fei­ra li­vres do anal­fa­be­tis­mo, no qua­dro do Pro­gra­ma de Al­fa­be­ti­za­ção e Ace­le­ra­ção Es­co­lar (PAAE).

O PAAE or­ga­ni­zou cur­sos de al­fa­be­ti­za­ção com a par­ti­ci­pa­ção de 300 mo­ra­do­res, en­tre cri­an­ças, jo­vens e adul­tos. Ago­ra, se­gun­do o co­or­de­na­dor mu­ni­ci­pal do pro­gra­ma, Ema­nu­el Kif­fen, nas re­fe­ri­das ru­as “já não exis­tem pes­so­as ile­tra­das”.

Na ce­ri­mó­nia que mar­cou a er­ra­di­ca­ção do anal­fa­be­tis­mo fez-se a en­tre­ga sim­bó­li­ca de cer­ti­fi­ca­dos a al­guns dos que ter­mi­na­ram a for­ma­ção. Ce­ri­mó­ni­as si­mi­la­res acon­te­ce­ram no Ran­gel, Sam­bi­zan­ga, Sam­ba e In­gom­bo­ta, on­de al­gu­mas áre­as tam­bém fo­ram con­si­de­ra­das li­vres do anal­fa­be­tis­mo.

No ac­to par­ti­ci­pa­ram o co­or­de­na­dor mu­ni­ci­pal do pro­gra­ma, o ad­mi­nis­tra­dor ad­jun­to do Ki­lam­ba Ki­a­xi pa­ra os as­sun­tos po­lí­ti­cos, so­ci­ais, fi­nan­cei­ros e pa­ra as co­mu­ni­da­des, An­tó­nio Do­min­gos, o res­pon­sá­vel lo­cal da re­par­ti­ção da Edu­ca­ção, Mar­ce­li­no Lei­tão, e a ad­mi­nis­tra­do­ra do bair­ro Neves Bendinha, Isa­bel Mo­rais.

An­tó­nio Do­min­gos des­ta­cou a im­por­tân­cia da Edu­ca­ção pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da so­ci­e­da­de e en­co­ra­jou os al­fa­be­ti­za­dos a con­ti­nu­ar a es­tu­dar. Pa­ra o ad­mi­nis­tra­dor ad­jun­to “nun­ca é tar­de pa­ra se atin­gir uma me­ta, o que im­por­ta é a von­ta­de e uma ati­tu­de op­ti­mis­ta”.

O PAAE, tam­bém co­nhe­ci­do co­mo “Sim, eu pos­so”, con­ta com a co­o­pe­ra­ção cubana e o apoio de téc­ni­cos bra­si­lei­ros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.