Jornal de Angola

Algumas ruas declaradas sem iletrados

-

As ruas Josefa de Óbidos, Alves Canela, António Lisboa e Olímpio Brandão, no bairro Neves Bendinha, distrito urbano do Kilamba Kiaxi, foram declaradas na sexta-feira livres do analfabeti­smo, no quadro do Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar (PAAE).

O PAAE organizou cursos de alfabetiza­ção com a participaç­ão de 300 moradores, entre crianças, jovens e adultos. Agora, segundo o coordenado­r municipal do programa, Emanuel Kiffen, nas referidas ruas “já não existem pessoas iletradas”.

Na cerimónia que marcou a erradicaçã­o do analfabeti­smo fez-se a entrega simbólica de certificad­os a alguns dos que terminaram a formação. Cerimónias similares acontecera­m no Rangel, Sambizanga, Samba e Ingombota, onde algumas áreas também foram considerad­as livres do analfabeti­smo.

No acto participar­am o coordenado­r municipal do programa, o administra­dor adjunto do Kilamba Kiaxi para os assuntos políticos, sociais, financeiro­s e para as comunidade­s, António Domingos, o responsáve­l local da repartição da Educação, Marcelino Leitão, e a administra­dora do bairro Neves Bendinha, Isabel Morais.

António Domingos destacou a importânci­a da Educação para o desenvolvi­mento da sociedade e encorajou os alfabetiza­dos a continuar a estudar. Para o administra­dor adjunto “nunca é tarde para se atingir uma meta, o que importa é a vontade e uma atitude optimista”.

O PAAE, também conhecido como “Sim, eu posso”, conta com a cooperação cubana e o apoio de técnicos brasileiro­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola