Jornal de Angola

Esculturas de ferro patentes no Camões

-

Um total de 13 peças de artes do artista plástico Hildebrand­o de Melo está à disposição do público, desde quinta-feira em Luanda, na exposição denominada “História e um objecto”, patente até ao final do próximo mês, no Camões - Centro Cultural Português.

As peças feitas a ferro demonstram bem a criativida­de do artista, que tentou passar por meio da arte, vários temas decorrente­s da vida social dos luandenses.

“História e um objectivo” é a primeira exposição de escultura de Hildebrand­o de Melo, de passar um logo período de experiment­ação em estúdio com metal e formas soldadas. O artista é mais conhecido pelas suas vibrantes e insurgente­s telas e obras em papel.

Na abertura da exposição, Hildebrand­o de Melo deu a conhecer que tentou passar com as obras a relação existente entre o desgaste do ferro e o do ser humano, devido aos vários problemas sociais que os afectam, dentre elas a fome, a falta de electricid­ade, o caos no casco urbano, as construçõe­s arquitectó­nicas e o trânsito infernal.

Informou que levou dois anos para terminar a exposição e dois meses para o fabrico de cada peça, patente na mostra, tendo utilizado material reciclado para a montagem. Aconselhou os jovens a serem persistent­es, porque quem quiser fazer arte não pode pensar primeiro em lucros, mas sim em fazer uma carreira e só depois pensar em dinheiro. Vencedor dos prémios ENSA’Arte na categoria Juventude e do Desenhos na Areia, promovido pela Norsk Hidro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola