Tu­ní­sia des­tro­na An­go­la

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

A ci­da­de do Cairo em 2010 vol­tou a al­ber­gar a com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal. A Se­lec­ção Na­ci­o­nal foi co­man­da­da pe­lo téc­ni­co por­tu­guês Pau­lo Pereira. O per­cur­so na fa­se pre­li­mi­nar foi fá­cil pa­ra as an­go­la­nas, com ex­cep­ção da par­ti­da di­an­te do Con­go Braz­za­vil­le. O se­te na­ci­o­nal ul­tra­pas­sou tam­bém, sem so­bres­sal­tos, os quar­tos-de-fi­nal e as mei­as-fi­nais.

A Tu­ní­sia te­ve per­cur­so si­mi­lar e a fi­nal foi um ver­da­dei­ro du­e­lo en­tre as du­as prin­ci­pais can­di­da­tas. A pas­sar por uma fa­se de re­no­va­ção, as jo­ga­do­ras mais uma vez apos­ta­ram na ex­pe­ri­ên­cia com­pe­ti­ti­va, pa­ra tra­var os pro­pó­si­tos das ma­gre­bi­nas, tam­bém ro­tu­la­das fa­vo­ri­tas. Na fi­nal, o equi­lí­brio im­pe­rou ao lon­go de qua­se to­da a par­ti­da e An­go­la ven­ceu a Tu­ní­sia por um es­cas­so go­lo (31-30), so­man­do o dé­ci­mo tí­tu­lo afri­ca­no.

Cos­ta do Mar­fim, Ar­gé­lia, Con­go Braz­za­vil­le, Egip­to, Ca­ma­rões e Con­go De­mo­crá­ti­co ter­mi­na­ram nas po­si­ções ime­di­a­tas. As egíp­ci­as, ape­sar de aco­lhe­rem a com­pe­ti­ção vá­ri­as ve­zes, nun­ca ter­mi­na­ram no pó­dio, num país on­de as com­pe­ti­ções das equi­pas fe­mi­ni­nas se si­tu­am em se­gun­do pla­no.

XIX Edi­ção País Se­de- Egip­to. Ano-2010 Cam­peão: AN­GO­LA.

Paí­ses par­ti­ci­pan­tes (8): An­go­la, Tu­ní­sia, Cos­ta do Mar­fim, Ar­gé­lia, Con­go Braz­za­vil­le, Egip­to, Ca­ma­rões e Con­go De­mo­crá­ti­co.

Em 2012 na ci­da­de de Ra­bat, sob o co­man­do téc­ni­co de Vi­val­do Edu­ar­do e Ed­gar Ne­to, o “se­te” na­ci­o­nal so­mou o dé­ci­mo tro­féu con­ti­nen­tal. Mais uma vez, An­go­la pre­ci­sou de su­ar di­an­te da Tu­ní­sia pa­ra cha­mar a si o triun­fo. Fru­to da ex­pe­ri­ên­cia com­pe­ti­ti­va, de­fe­sa aguer­ri­da e es­pí­ri­to de sa­cri­fí­cio, as an­go­la­nas sou­be­ram ge­rir a van­ta­gem e con­quis­tar o cep­tro. Mas o avi­so es­ta­va da­do. A Tu­ní­sia que­ria a to­do o cus­to al­can­çar o ou­ro. Mo­na Cheb­bah e Tou­mi Ra­ja fo­ram as jo­ga­do­ras que mais se des­ta­ca­ram no con­jun­to ma­gre­bi­no. Com vá­ri­as exe­cu­tan­tes a mi­li­ta­rem nas prin­ci­pais li­gas eu­ro­pei­as, a Tu­ní­sia de­mons­trou sig­ni­fi­ca­ti­va evo­lu­ção, per­den­do a fi­nal por 24-26, no dé­ci­mo pri­mei­ro tí­tu­lo de An­go­la. O Con­go De­mo­crá­ti­co tam­bém deu um sal­to qua­li­ta­ti­vo ao con­quis­tar o bron­ze, li­de­ra­do pela meia-dis­tân­cia que evo­lui no 1º de Agos­to, Ch­ris­ti­an­ne Mwa­se­sa. Ar­gé­lia, Ca­ma­rões, Con­go Braz­za­vil­le, Cos­ta do Mar­fim, Se­ne­gal, Egip­to e Mar­ro­cos, nes­ta or­dem, ocu­pa­ram as po­si­ções se­guin­tes da ta­be­la.

XX Edi­ção. País Se­de- Mar­ro­cos Ano-2012 Cam­peão: AN­GO­LA

Paí­ses par­ti­ci­pan­tes (10): An­go­la, Tu­ní­sia, Con­go De­mo­crá­ti­co, Ar­gé­lia, Ca­ma­rões, Con­go Braz­za­vil­le, Cos­ta do Mar­fim, Se­ne­gal, Egip­to e Mar­ro­cos.

Em 2014 na ci­da­de de Ar­gel, o Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no fi­cou mar­ca­do pela in­ter­rup­ção do ci­clo vi­to­ri­o­so das Pé­ro­las de Áfri­ca, com a Tu­ní­sia a ocu­par a pri­mei­ra po­si­ção do pó­dio, 38 anos de­pois da úl­ti­ma con­quis­ta em 1976, na mes­ma ci­da­de. A evo­lu­ção das tu­ni­si­nas já ti­nha si­do evi­den­ci­a­da nas edi­ções de 2010 e 2012.

Sob o co­man­do téc­ni­co de Pau­lo Pereira, que an­te­ri­or­men­te ti­nha ori­en­ta­do a se­lec­ção an­go­la­na, as tu­ni­si­nas en­tra­ram pa­ra a com­pe­ti­ção de­ter­mi­na­das em tra­var o per­cur­so vi­to­ri­o­so de An­go­la. Vi­val­do Edu­ar­do e pu­pi­las per­de­ram nas mei­as-fi­nais, por um go­lo 30-31, após pro­lon­ga­men­to, nu­ma par­ti­da em que o dis­cer­ni­men­to e con­cen­tra­ção fo­ram de­ter­mi­nan­tes. A Se­lec­ção Na­ci­o­nal ain­da as­sim con­quis­tou a me­da­lha de bron­ze, de­pois do Con­go De­mo­crá­ti­co. As ar­ge­li­nas mais uma vez fi­ca­ram fo­ra do pó­dio, clas­si­fi­can­do-se em quar­to, à fren­te do Con­go Braz­za­vil­le, Se­ne­gal, Ca­ma­rões e Gui­né Co­na­cri.

XXI Edi­ção. País Se­de- Ar­gé­lia. Ano-2014 Cam­peão: Tu­ní­sia.

Paí­ses par­ti­ci­pan­tes (8): Tu­ní­sia, Con­go De­mo­crá­ti­co, An­go­la, Ar­gé­lia, Con­go Braz­za­vil­le, Se­ne­gal, Ca­ma­rões, Gui­né Co­na­cri. Co­man­da­das de Fi­li­pe Cruz jo­gam em ca­sa na con­di­ção de can­di­da­tas ao tí­tu­lo

M.MACHANGONGO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.