In­fan­ti­no ex­pres­sa re­cei­os quan­to ao fu­tu­ro da pro­va

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Gi­an­ni In­fan­ti­no, pre­si­den­te da FIFA, re­ve­lou on­tem que o fu­tu­ro da Ta­ça das Confederações “é in­cer­to”. O líder do or­ga­nis­mo má­xi­mo do fu­te­bol mun­di­al fa­lou aos jor­na­lis­tas mi­nu­tos an­tes do sor­teio da edi­ção 2017, on­de as­su­miu que a edi­ção de 2021 po­de cau­sar al­guns pro­ble­mas de ca­len­dá­rio aos clu­bes.

Is­to por­que o Mun­di­al 2022, a re­a­li­zar no Qa­tar, irá de­cor­rer nos me­ses de No­vem­bro e Dezembro, sen­do “com­pli­ca­do”, se­gun­do In­fan­ti­no, agen­dar a Ta­ça das Confederações pa­ra o ano an­te­ri­or.

“Já pu­se­mos to­das as hi­pó­te­ses em ci­ma da me­sa. Po­de­rá ser em Ju­nho, po­de­rá ser em No­vem­bro, po­de­re­mos ter de mu­dar o for­ma­to. Va­mos ver. O fu­tu­ro da com­pe­ti­ção é in­cer­to nes­te mo­men­to”, rei­te­rou.

Es­ta é mais uma com­pe­ti­ção pa­ra a qual In­fan­ti­no equa­ci­o­na al­te­ra­ções, de­pois de já ter le­van­ta­do es­sa pos­si­bi­li­da­de pa­ra o Mun­di­al de Clu­bes e pa­ra o Cam­pe­o­na­to do Mun­do de se­lec­ções.

O sor­teio da edi­ção do pró­xi­mo ano di­tou que a an­fi­triã Rús­sia vai ser a ad­ver­sá­ria de Por­tu­gal na Ta­ça das Confederações de 2017, tal co­mo o Mé­xi­co e a No­va Ze­lân­dia, que for­mam as­sim o Gru­po A da pro­va.

Des­ta for­ma, a se­lec­ção por­tu­gue­sa, que se es­treia na pro­va na qua­li­da­de de cam­peão eu­ro­peu, li­vrou-se de re­ce­ber a Ale­ma­nha nes­ta fa­se de gru­pos. A FIFA ex­pli­cou an­te­ri­or­men­te que não con­se­gue Subs­ti­tu­to de Jo­seph Blat­ter na FIFA res­pei­tar nes­ta edi­ção o seu prin­cí­pio de não ter du­as equi­pas do mes­mo con­ti­nen­te a de­fron­tar­se na fa­se de gru­pos, uma vez que há três se­lec­ções da Eu­ro­pa. Por­tan­to, Por­tu­gal po­de­ria de­fron­tar a Ale­ma­nha ou a Rús­sia, num ou nou­tro gru­po.

Ale­ma­nha fi­ca as­sim no Gru­po B com Chi­le e Aus­trá­lia, tal co­mo o cam­peão afri­ca­no, que só se­rá co­nhe­ci­do no iní­cio do pró­xi­mo ano, quan­do for apu­ran­do em Fe­ve­rei­ro o ven­ce­dor da CAN.

A Ta­ça das Confederações ar­ran­ca a 17 de Ju­nho do pró­xi­mo ano e ter­mi­na a 2 de Ju­lho, com a fi­nal a ser re­a­li­za­da em São Pe­ters­bur­go. Mos­co­vo, So­chi e Ka­zan tam­bém vão re­ce­ber jo­gos da com­pe­ti­ção.

DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.