Vi­ce-Pre­si­den­te ren­de ho­me­na­gem a Fi­del

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O Vi­ce-Pre­si­den­te da República de­cla­rou que com a mor­te do lí­der da re­vo­lu­ção cu­ba­na, Fi­del Cas­tro, An­go­la per­de “um gran­de ir­mão e ami­go e a hu­ma­ni­da­de per­de um dos lí­de­res mais au­da­zes”.

Ma­nu­el Vi­cen­te es­cre­veu, no li­vro de con­do­lên­ci­as aber­to na Re­si­dên­cia ofi­ci­al de Cu­ba em Lu­an­da, que a memória de Fi­del se­rá sem­pre lem­bra­da em An­go­la. Re­cor­dou que foi sua ini­ci­a­ti­va aju­dar o po­vo an­go­la­no a pro­cla­mar a In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal e a de­fe­sa da sua so­be­ra­nia na­ci­o­nal. O li­vro de con­do­lên­ci­as vai per­ma­ne­cer até ao dia 4 de De­zem­bro, na re­si­dên­cia ofi­ci­al de Cu­ba, em memória ao lí­der da re­vo­lu­ção cu­ba­na, fa­le­ci­do sex­ta-fei­ra, aos 90 anos, em Ha­va­na (Cu­ba), por do­en­ça.

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do para a Co­o­pe­ra­ção, Ân­ge­la Bra­gan­ça, dis­se que Fi­del é uma gran­de fi­gu­ra na are­na in­ter­na­ci­o­nal, pe­las su­as for­tes con­vic­ções, pe­la for­ma co­mo li­de­rou a re­vo­lu­ção cu­ba­na e pe­lo gran­de de­sa­fio que te­ve em en­fren­tar um ini­mi­go tão po­de­ro­so co­mo os Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, “que até ho­je tei­mam em man­ter um blo­queio vil, in­fa­me con­tra o po­vo so­fre­dor e tra­ba­lha­dor de Cu­ba, a quem ten­tam ne­gar o di­rei­to da co­o­pe­rar e par­ti­lhar os seus avan­ços eco­nó­mi­cos com ou­tros es­ta­dos”.

De­le­ga­ção do MPLA

Uma de­le­ga­ção do MPLA, che­fi­a­da pe­lo seu se­cre­tá­rio-ge­ral, An­tó­nio Pau­lo Kas­so­ma, des­lo­cou-se se­gun­da-fei­ra à República de Cu­ba, para par­ti­ci­par nas ce­ri­mó­ni­as ofi­ci­ais de ho­me­na­gem ao Comandante Fi­del Cas­tro. In­te­gram a de­le­ga­ção An­tó­nio Fran­ça “Nda­lu” e Ro­ber­to Mon­tei­ro “Ngon­go”, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do Gas­par Ru­fi­no, a viú­va do Fun­da­dor da Na­ção An­go­la­na, Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to, e o em­bai­xa­dor de An­go­la na Ar­gé­lia, Jo­sé Con­des­se de Car­va­lho “To­ka”.

REGÉRIO TUTI

Ma­nu­el Vi­cen­te afir­ma que An­go­la per­deu um ami­go e a hu­ma­ni­da­de um dos lí­de­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.