Jornal de Angola

Criadas condições para as eleições

Fernando da Piedade Dias dos Santos foi recebido pelo Chefe do Estado moçambican­o

- ADELINA INÁCIO |

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, reconheceu ontem, em Maputo, que Moçambique está a dar passos seguros para a estabilida­de política, económica e social.

O líder do Parlamento angolano falava à imprensa no final de um encontro com o Chefe do Estado moçambican­o, Filipe Nyusi, e referiu que as acções traçadas em Moçambique para o desenvolvi­mento da agricultur­a e exploração dos recursos minerais encorajam Angola a prosseguir com o seu programa de diversific­ação da economia.

Fernando da Piedade Dias dos Santos, que terminou ontem uma visita de três dias a Moçambique, disse ter analisado com o Presidente Nyusi a situação política, económica, social e parlamenta­r nos dois países. “Informámos sobre os trabalhos que Angola tem realizado com os parlamenta­res moçambican­os que visa o reforço da cooperação entre os dois países e também sobre a situação interna do país”, disse.

No domínio político, o presidente da Assembleia Nacional informou que Angola está a preparar as condições para que no terceiro trimestre do próximo ano realize as eleições gerais, cumprindo assim com o que está estabeleci­do.

No domínio económico, os dois dirigentes fizeram uma abordagem sobre a crise económica e financeira de Angola e Moçambique. Relativame­nte a Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos assegurou que, apesar da crise, o Governo tem todas as condições logísticas e materiais para que o povo possa exercer o seu direito de escolher os seus representa­ntes.

No caso de Moçambique, o Chefe do Estado moçambican­o deu informaçõe­s sobre a situação política, económica e económica no país, que registou nos últimos anos uma taxa de cresciment­o médio anual de sete por cento. Moçambique tem estado a ressentir-se dos efeitos adversos da baixa dos preços das matérias-primas, da sobrevalor­ização do dólar e dos efeitos das mudanças climáticas, com destaque para o “El Niño” que provocou seca e inundações em algumas zonas do país. O peso da dívida e a tensão político-militar em Moçambique, em particular no centro do país, também foram abordados durante o encontro. A tensão política tem condiciona­do a livre circulação de pessoas e bens, informou o Presidente moçambican­o. Antes de deixar Maputo, o presidente da Assembleia Nacional assumiu o compromiss­o de reforçar a cooperação entre os dois órgãos de soberania nos domínios políticos e da diplomacia parlamenta­r, através da troca de experiênci­as e concertaçã­o regular sobre os grandes temas da actulidade regional, continenta­l e internacio­nal.

Fórum da SADC

Fernando da Piedade Dias dos Santos, que é presidente do Fórum Parlamenta­r da SADC, disse esperar que os deputados moçambican­os contribuam para que este órgão regional se torne num espaço dinâmico. Angola e Moçambique vão implementa­r um programa de cooperação com acções de formações nos dois países.

Em Moçambique, as acções estão relacionad­as com a realização de seminários dirigidos a deputados angolanos sobre autonomia financeira e patrimonia­l, administra­ção de recursos humanos e relações de interdepen­dência com o Governo. Em Angola, as acções vão consubstan­ciar-se em visitas de estudo de deputados moçambican­os, troca de experiênci­as com o gabinete técnico da Assembleia da República de Moçambique, assessoria jurídica e apoio parlamenta­r.

O presidente da Assembleia Nacional, que se encontra desde ontem em Luanda, chefiou uma delegação composta pelos deputados Exalgina Gamboa, João Pinto e Clarisse Caputo.

 ?? SANTOS PEDRO|MAPUTO ?? Fernando da Piedade Dias dos Santos analisou com o Presidente moçambican­o a situação política e socioeconó­mica nos dois países
SANTOS PEDRO|MAPUTO Fernando da Piedade Dias dos Santos analisou com o Presidente moçambican­o a situação política e socioeconó­mica nos dois países

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola