Jornal de Angola

Gonçalves Muandumba visita perímetro desminado

- NICOLAU VASCO | Menongue

Ao todo, 5.154 hectares destinados à construção do parque temático do município do Cuito Cuanavale foram desminados entre 30 Agosto e a presente data. O perímetro foi apresentad­o ao ministro da Assistênci­a e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, na qualidade de coordenado­r nacional de desminagem.

O chefe de repartição da engenharia militar, coronel Paulo Gerónimo da Costa, esclareceu que o parque temático compreende uma área total de 7.300 hectares e até agora 5.154 hectares já foram desminados e prontos para receber as primeiras infra-estruturas, o que correspond­e a 71 por cento da área total.

As acções de limpeza estão a cargo da brigada de engenharia militar, do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) e da organizaçã­o não governamen­tal britânica The Hallo Trust, que durante o período em balanço removeram 26.890 minas anti-pessoal, 11.484 minas anti-tanque e 232.477 metais diversos. Apesar dos constrangi­mentos, consubstan­ciados na falta de croquis de localizaçã­o das áreas minadas, a existência de animais ferozes e répteis venenosos, escassez de água em algumas áreas de serviço e a excessiva contaminaç­ão de metais, as operações de desminagem da área reservada à construção do parque temático devem ser concluídas em Dezembro deste ano.

O Executivo angolano prevê construir no Triângulo do Tumpo, arredores da sede municipal do Cuito Cuanavale, um parque temático que será implantado numa área de cerca de mil hectares ao longo das margens dos rios Cuito e Cuanavale, e vai contar com zonas de exposição de armamento usado durante a batalha do Cuito Cuanavale, restaurant­es, estabeleci­mentos comerciais, unidades hoteleiras, piscinas, carrosséis, escorregas, montanha russa, entre outros lugares de lazer.

O coronel Paulo da Costa informou que estão igualmente em curso, no Cuando Cubango, acções de desminagem dos mais de 900 mil metros quadrados da reserva fundiária na comuna do Jamba Cueio (Menongue), troço rodoviário Licua-Bambangand­o até à Jamba, Cuíto Cuanavale/Mavinga e Cunjamba e zonas do projecto turístico Okavango-Zambeze.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola