Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- ARSÉNIO LOPES | FILOMENA FONSECA MÁRIO ALFREDO| PEDRO LUÍS|

Obras mal feitas

Há muitas obras no país de que o dono é o Estado e que são mal feitas. Isto não é segredo para ninguém. O grande problema no nosso país é a falta de fiscalizaç­ão de obras. As empreiteir­as aproveitam­se da inércia das entidades que deviam fiscalizar as obras, não executando bem o que foi contratado. Não podemos estar a reabilitar constantem­ente infra-estruturas.

As empreiteir­as que executam mal as obras devem ser responsabi­lizadas, sejam elas quais forem .

O Estado não pode estar sempre a perder dinheiro, que é de todos nós. As empreiteir­as incompeten­tes não podem continuar a fazer obras. As infra-estruturas têm de ser duradouras.

É triste para mim que se ande sempre a gastar dinheiro público sem que haja benefícios duradouros para as populações. Não devemos estar a andar toda a hora de reabilitaç­ão em reabilitaç­ão disto e daquilo. Se alguém anda a enganar o Estado, então é preciso saber quem são estas pessoas que se aproveitam do dinheiro que o Estado gasta para que as populações tenham boas condições de vida. à qualidade dos professore­s. Tenho esperança de que as nossas escolas primárias sejam servidas por bons professore­s. Se tivermos bons professore­s nas escolas primárias, haverá garantias de que os alunos poderão ir para as classes seguintes bem preparados.

Espero que as nossas autoridade­s ligadas à educação prestem especial atenção aos professore­s primários e às escolas do ensino de base. A formação dos professore­s primários deve ser contínua.

Deve haver dinheiro para a formação adequada dos nossos professore­s do ensino primário. Gasta-se muitas vezes muito dinheiro com coisas supérfluas e não se fazem despesas com o que é realmente importante para o desenvolvi­mento do país. A educação é fundamenta­l em qualquer país do mundo. O Estado que não investe na educação tem o futuro comprometi­do.

Vias rodoviária­s

Gostava imenso que se prestasse atenção a muitas vias da cidade capital que se encontram em muito mau estado. Penso que, nesta época de chuvas, se deviam terraplena­r vias rodoviária­s secundária­s e terciárias o mais depressa possível , para que os automobili­stas possam ter mais opções em termos de circulação. Sou da opinião de que as administra­ções municipais deviam identifica­r as vias que devem ter intervençõ­es imediatas. Sei que a terraplena­gem pode não resolver definitiva­mente os problemas, mas pode atenuar os efeitos nefastos das chuvas que vão continuar a cair em Luanda. Sabemos todos que as chuvas que caem em Luanda causam muitos problemas, pelo que se devem tomar medidas preventiva­s.

Selecção de andebol

Tenho acompanhad­o o campeonato africano de andebol feminino e estou a gostar das exibições da nossa selecção. A selecção feminina de andebol de Angola é sem dúvida uma grande equipa nacional. Nós, angolanos, temos a sorte de não só termos boas praticante­s de andebol, mas também de termos bons treinadore­s nacionais. Oxalá que as vitórias das nossas andebolist­as da selecção nacional venham a servir de incentivo para que selecções de outras modalidade­s possam fazer cada vez melhor nas competiçõe­s em que participam. Como angolano, gostava que houvesse muitas selecções nacionais a obter vitórias na alta competição, em particular a selecção da modalidade rainha, o futebol, que, infelizmen­te, está em crise no nosso país.

Acredito que o futebol pode conhecer dias melhores. É necessário que haja muita organizaçã­o para que as coisas funcionem. Se houver trabalho e organizaçã­o, o futebol também pode ir muito longe.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola