Sis­so­co ne­go­ceia a for­ma­ção do Go­ver­no

Jornal de Angola - - MUNDO -

O no­vo pri­mei­ro-mi­nis­tro da Gui­né-Bis­sau, Uma­ro Sis­so­co Em­ba­ló, dis­se que vai fa­zer de tu­do pa­ra con­ven­cer os par­ti­dos a par­ti­ci­pa­rem no seu Go­ver­no, mas ca­so não se­ja pos­sí­vel vai avan­çar com a no­va equi­pa go­ver­na­men­tal nos pró­xi­mos di­as.

Três das cin­co for­ma­ções po­lí­ti­cas que com­põem o Par­la­men­to da Gui­né-Bis­sau, Par­ti­do Afri­ca­no pa­ra a In­de­pen­dên­cia da Gui­né e Ca­bo Ver­de (PAIGC), Par­ti­do da Con­ver­gên­cia De­mo­crá­ti­ca (PCD) e União pa­ra Mu­dan­ça (UM), re­cu­sam-se a fa­zer par­te do Go­ver­no, que pre­ten­de ser de in­clu­são pa­ra ti­rar o país da cri­se po­lí­ti­ca em que se en­con­tra há 15 me­ses. Os três par­ti­dos não con­cor­da­ram com o no­me de Sis­so­co Em­ba­ló, um ge­ne­ral na re­ser­va de 44 anos, pro­pos­to pe­lo Che­fe de Es­ta­do gui­ne­en­se, José Má­rio Vaz, co­mo pri­mei­ro-mi­nis­tro.

De re­gres­so de uma vi­a­gem de tra­ba­lho de al­gu­mas ho­ras à Li­bé­ria na ter­ça-fei­ra, o pri­mei­ro-mi­nis­tro gui­ne­en­se dis­se ter si­do acon­se­lha­do pe­la lí­der li­be­ri­a­na, El­len John­son Sir­le­af, a con­ven­cer os de­mais par­ti­dos a in­te­gra­rem o seu Go­ver­no. John­son é a ac­tu­al pre­si­den­te em exer­cí­cio da Con­fe­rên­cia de Che­fes de Es­ta­do da Co­mu­ni­da­de de Es­ta­dos da Áfri­ca Oci­den­tal (Ce­de­ao), que tem ten­ta­do le­var os lí­de­res po­lí­ti­cos gui­ne­en­ses a um en­ten­di­men­to pa­ra aca­bar com a cri­se no país.

O no­vo pri­mei­ro-mi­nis­tro gui­ne­en­se afir­mou ter ti­do uma con­ver­sa de mais de du­as ho­ras com a Pre­si­den­te da Li­bé­ria e, a par­tir de ago­ra, vai pôr em prá­ti­ca os con­se­lhos que re­ce­beu no sen­ti­do de ten­tar con­ven­cer so­bre­tu­do o PAIGC a in­te­grar o Go­ver­no.

O PAIGC é o ven­ce­dor das úl­ti­mas eleições le­gis­la­ti­vas na Gui­néBis­sau, mas tem es­ta­do ar­re­da­do do po­der de­vi­do a uma cri­se in­ter­na e de de­sen­ten­di­men­to com o Che­fe de Es­ta­do. Em de­cla­ra­ções aos jor­na­lis­tas que acom­pa­nha­ram o pri­mei­ro­mi­nis­tro gui­ne­en­se, El­len John­son, exor­tou Uma­ro Sis­so­co Em­ba­ló no sen­ti­do de en­vol­ver o cha­ma­do P5, es­pa­ço de con­cer­ta­ção en­tre os re­pre­sen­tan­tes da ONU, União Eu­ro­peia, União Afri­ca­na, Co­mu­ni­da­de de Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa e Ce­de­ao, em Bis­sau, na bus­ca de diá­lo­go com o PAIGC.

Sis­so­co Em­ba­ló pro­me­teu aca­tar o con­se­lho, mas avi­sou que vai avan­çar com a sua equi­pa go­ver­na­men­tal ca­so per­sis­ta a re­cu­sa do PAIGC em in­te­grar o no­vo Exe­cu­ti­vo.

AFP

Par­ti­dos po­lí­ti­cos com as­sen­to no Par­la­men­to são con­sul­ta­dos pa­ra in­te­gra­rem o Exe­cu­ti­vo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.