ONU de­nun­cia cri­me con­tra mi­no­ria ét­ni­ca

Jornal de Angola - - MUNDO -

Mais de dez mil mu­çul­ma­nos rohingyas que fo­gem da vi­o­lên­cia no oes­te de Myan­mar en­tra­ram no Ban­gla­desh des­de o mês pas­sa­do, in­for­mou on­tem a ONU.

“De acor­do com os dados de di­fe­ren­tes agên­ci­as hu­ma­ni­tá­ri­as, cal­cu­la­mos que o nú­me­ro de pes­so­as fo­ra­gi­das é de dez mil nas úl­ti­mas se­ma­nas”, de­cla­rou Vi­vi­an Tan, por­ta-voz re­gi­o­nal do Al­to Co­mis­sa­ri­a­do das Na­ções Uni­das pa­ra os Re­fu­gi­a­dos (ACNUR).

“Mas o nú­me­ro re­al po­de ser mui­to mais ele­va­do”, acres­cen­tou.

Na se­gun­da-fei­ra, vá­ri­os bar­cos fo­ram proibidos de en­trar por Ban­gla­desh, que ig­no­ra os ape­los pa­ra re­ce­ber es­ta mi­no­ria apá­tri­da mu­çul­ma­na em seu ter­ri­tó­rio.

Mi­lha­res de rohingyas de­nun­ci­am ser al­vo de as­sas­si­na­tos, es­tu­pros co­lec­ti­vos e tor­tu­ras co­me­ti­dos por sol­da­dos bir­ma­ne­ses.

Ig­no­ran­do os ape­los de den­tro e fo­ra do país pa­ra abri­gar os rohingyas, as au­to­ri­da­des do Ban­gla­desh pre­fe­ri­ram exi­gir que Myan­mar adop­te “me­di­das ur­gen­tes! pa­ra con­ter o flu­xo de re­fu­gi­a­dos.

Du­ran­te as du­as úl­ti­mas se­ma­nas, mais de mil rohingyas, in­cluin­do mu­lhe­res e cri­an­ças, fo­ram proibidos de en­trar no país.

Tam­bém de acor­do com a ONU, 30 mil pes­so­as fo­ram obri­ga­das a aban­do­nar as su­as ca­sas de­vi­do à vi­o­lên­cia que pro­vo­cou de­ze­nas de mor­tos des­de o iní­cio da ope­ra­ção do exér­ci­to bir­ma­nês após ata­ques a pos­tos mi­li­ta­res em Ou­tu­bro.

Um re­pre­sen­tan­te lo­cal da ONU afir­mou na se­ma­na pas­sa­da que as ac­ções do exér­ci­to con­tra os rohingyas as­se­me­lha­vam-se a uma “lim­pe­za ét­ni­ca”.

Os rohingyas são con­si­de­ra­dos es­tran­gei­ros em Myan­mar, ape­sar da pre­sen­ça de al­gu­mas fa­mí­li­as no país há vá­ri­as ge­ra­ções.

O país não lhes re­co­nhe­ce a ci­da­da­nia e eles vi­vem mar­gi­na­li­za­dos da so­ci­e­da­de, em con­di­ções de mi­sé­ria.

O avan­ço do na­ci­o­na­lis­mo bu­dis­ta em Myan­mar nos úl­ti­mos anos au­men­tou a hos­ti­li­da­de con­tra os rohingyas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.