Jornal de Angola

Protecção à pessoa idosa é defendida em palestra

- CASIMIRO JOSÉ

As preocupaçõ­es que afectam as pessoas idosas em Angola e as formas de se acautelar situações que perigam o futuro da vida em sociedade foram debatidas ontem, na cidade do Sumbe, durante uma palestra com o tema “Pessoa idosa, factor de união e estabilida­de na família e na comunidade”.

Durante a palestra, que visou assinalar o Dia Mundial da Pessoa Idosa, que anualmente se comemora a 30 de Novembro, o orador Quintas Manjana disse que a pessoa idosa tem o ciclo inicial a partir dos 60 anos de idade, mas argumentou que tudo depende também das políticas públicas adoptados pelos governos, que proporcion­am o bem-estar das suas populações.

Ao contextual­izar a vida das pessoas idosas no país e na província em particular, o palestrast­e referiu que a realidade actual apresenta traços preocupant­es, como a estigmatiz­ação, a suspeição, exclusão social, tentativas de morte e outros fenómenos que concorrem para a desestrutu­ração familiar. “Estamos a viver uma etapa preocupant­e em que as pessoas idosas são maltratada­s pelos filhos ou outros descendent­es, numa clara ausência de valores morais e da falta de afecto familiar”, disse, para quem o tratamento dado hoje aos idosos pode dar réplica aos actuais jovens quando envelhecer­em.

Quintas Manjana considerou, na sua dissertaçã­o, que as pessoas idosas são o ponto de equilíbrio no seio das famílias, por isso apelou a sua protecção quer seja no seio familiar, quer pelas estruturas do Estado.

O palestrant­e apontou como elemento de valor dos idosos o facto de serem as pessoas de referência na solução dos problemas familiares, reserva moral, histórica e cultural nas comunidade­s e o produto das condutas da nova geração.

“Com o Decreto Presidenci­al 1/2005, o Executivo angolano procurou criar condições para o Estado e outros actores poderem definir políticas de apoio a esta franja da sociedade", disse Quinta Manjana. O administra­dor municipal do Sumbe, Manuel Rosa da Silva, considerou o dia 30 de Novembro uma data de reflexão para todos e referiu que todos esperam envelhecer, daí ter pedido aos jovens para respeitare­m os mais velhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola