Pro­tec­ção à pes­soa ido­sa é de­fen­di­da em pa­les­tra

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - CASIMIRO JOSÉ

As pre­o­cu­pa­ções que afec­tam as pes­so­as ido­sas em An­go­la e as for­mas de se acau­te­lar si­tu­a­ções que pe­ri­gam o fu­tu­ro da vida em so­ci­e­da­de fo­ram de­ba­ti­das on­tem, na ci­da­de do Sum­be, du­ran­te uma pa­les­tra com o te­ma “Pes­soa ido­sa, fac­tor de união e es­ta­bi­li­da­de na fa­mí­lia e na co­mu­ni­da­de”.

Du­ran­te a pa­les­tra, que vi­sou as­si­na­lar o Dia Mun­di­al da Pes­soa Ido­sa, que anu­al­men­te se co­me­mo­ra a 30 de No­vem­bro, o ora­dor Quin­tas Man­ja­na dis­se que a pes­soa ido­sa tem o ci­clo ini­ci­al a par­tir dos 60 anos de ida­de, mas ar­gu­men­tou que tu­do de­pen­de tam­bém das po­lí­ti­cas pú­bli­cas adop­ta­dos pe­los go­ver­nos, que pro­por­ci­o­nam o bem-es­tar das su­as po­pu­la­ções.

Ao con­tex­tu­a­li­zar a vida das pes­so­as ido­sas no país e na pro­vín­cia em par­ti­cu­lar, o pa­les­tras­te re­fe­riu que a re­a­li­da­de ac­tu­al apre­sen­ta tra­ços pre­o­cu­pan­tes, co­mo a estigmatização, a sus­pei­ção, ex­clu­são so­ci­al, ten­ta­ti­vas de mor­te e ou­tros fe­nó­me­nos que con­cor­rem pa­ra a de­ses­tru­tu­ra­ção fa­mi­li­ar. “Es­ta­mos a vi­ver uma eta­pa pre­o­cu­pan­te em que as pes­so­as ido­sas são mal­tra­ta­das pe­los fi­lhos ou ou­tros des­cen­den­tes, nu­ma cla­ra au­sên­cia de va­lo­res mo­rais e da fal­ta de afec­to fa­mi­li­ar”, dis­se, pa­ra quem o tra­ta­men­to da­do ho­je aos ido­sos po­de dar ré­pli­ca aos ac­tu­ais jo­vens qu­an­do en­ve­lhe­ce­rem.

Quin­tas Man­ja­na con­si­de­rou, na sua dis­ser­ta­ção, que as pes­so­as ido­sas são o pon­to de equi­lí­brio no seio das fa­mí­li­as, por is­so ape­lou a sua pro­tec­ção quer se­ja no seio fa­mi­li­ar, quer pe­las es­tru­tu­ras do Es­ta­do.

O pa­les­tran­te apon­tou co­mo ele­men­to de va­lor dos ido­sos o fac­to de se­rem as pes­so­as de re­fe­rên­cia na so­lu­ção dos pro­ble­mas fa­mi­li­a­res, re­ser­va mo­ral, his­tó­ri­ca e cul­tu­ral nas co­mu­ni­da­des e o pro­du­to das con­du­tas da no­va ge­ra­ção.

“Com o De­cre­to Pre­si­den­ci­al 1/2005, o Exe­cu­ti­vo an­go­la­no pro­cu­rou cri­ar con­di­ções pa­ra o Es­ta­do e ou­tros ac­to­res po­de­rem de­fi­nir po­lí­ti­cas de apoio a es­ta fran­ja da so­ci­e­da­de", dis­se Quin­ta Man­ja­na. O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal do Sum­be, Ma­nu­el Ro­sa da Silva, con­si­de­rou o dia 30 de No­vem­bro uma da­ta de re­fle­xão pa­ra to­dos e re­fe­riu que to­dos es­pe­ram en­ve­lhe­cer, daí ter pe­di­do aos jo­vens pa­ra res­pei­ta­rem os mais ve­lhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.