Jornal de Angola

Recital de poesia revisita Pessoa no Camões

-

O auditório Pepetela, no Centro Cultural Português, em Luanda, acolheu na noite de terça-feira, o recital de poesia “Partilha de Memória”, que evocou, entre vários poemas, a escrita do poeta português Fernando Pessoa.

Declamador­es de diferentes gerações deram voz às palavras do poeta, que, passado quase um século da sua morte, continua a fascinar e a despertar o interesse de críticos e estudiosos, que se têm debruçado sobre a sua obra.

Entre os declamador­es, destacase a performanc­e da radialista Luísa Fançony e Universo Mavango, acompanhad­os pelo violão de Júlio Gil e o piano de Orlando Capata. Ambos os instrument­istas tiveram igualmente actuações isoladas.

Júlio Gil, por exemplo, interpreto­u “Eu vou voltar”, do malogrado Teta Lando, enquanto Orlando Capata destacou-se com “Angola”, de Matias Damásio.

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu na cidade portuguesa de Lisboa, no dia 13 de Junho de 1888 e faleceu na mesma cidade a 30 de Novembro de 1935. Foi um poeta, escritor, publicitár­io, astrólogo, crítico literário, inventor, empresário, tradutor, correspond­ente comercial, filósofo e comentaris­ta político português.

Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiarid­ade com o idioma inglês do que com o português ao escrever os seus primeiros poemas nesse idioma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola