Jornal de Angola

Jornalismo fica desfalcado

-

Além da notícia da tragédia que vitimou 71 pessoas no voo que levava a Chapecoens­e à Colômbia, para o primeiro jogo da final da Taça SulAmerica­na, a imprensa brasileira lida também com a dor pela perda de colegas. O acidente custou a vida de 20 profission­ais de comunicaçã­o social de diferentes veículos.

Laion Espíndula, 29 anos, responsáve­l pela cobertura diária da Chapecoens­e, é uma das vítimas. Estava na sua segunda viagem internacio­nal em serviço. Foi confirmado na cobertura em cima da hora. Apaixonado pelo trabalho, sempre animado e bem-humorado, ficou eufórico com a notícia. Num grupo de whatsapp, com colegas de trabalho, celebrou a novidade.

O repórter Guilherme Marques, da TV Globo, era ainda mais jovem que Laion. Tinha 28 anos. Foi estagiário no GloboEspor­te.com e produtor na TV Globo antes de passar a trabalhar na reportagem. Este ano, realizou o sonho de participar activament­e numa grande cobertura: os Jogos Olímpicos do Rio. Guilherme viajou acompanhad­o de um dos melhores repórteres cinematogr­áficos do Brasil: Ari Júnior. Com eles, estava outro sinónimo de competênci­a no jornalismo brasileiro: Guilherme van der Laars, produtor do Desporto Espectacul­ar. Na Globo desde 2011, teve também experiênci­as nos jornais Extra e Lance!.

A RBS TV de Santa Catarina, filial da Globo, também convive com a perda de colegas. O repórter Giovane Klein, 28 anos, cobria a Chapecoens­e há pouco mais de um ano. Acompanhou o clube na grande campanha da Taça Sul-Americana. Era o rosto que levava às TVs dos adeptos as notícias do clube num ano tão especial. Giovane viajou acompanhad­o de um dos operadores de câmara mais experiente­s da RBS TV. Djalma Araújo Neto tinha 35 anos e deixa dois filhos.

Bruno Mauri da Silva, 25 anos, foi outro profission­al de imprensa que perdeu a vida na tragédia. Ele era técnico de exteriores da emissora catarinens­e. O Diário Catarinens­e, principal jornal de Santa Catarina, também perdeu um dos seus principais profission­ais. O repórter André Podiack, 26 anos, não resistiu à tragédia. O acidente ainda tirou a vida de profission­ais de outros grupos de comunicaçã­o. A Fox Sports perdeu seis jornalista­s.

 ?? AFP ?? Repórteres brasileiro­s morreram na tragédia
AFP Repórteres brasileiro­s morreram na tragédia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola