Ac­tri­zes bra­si­lei­ras ac­tu­am em Luanda

Jornal de Angola - - DESPORTO -

É já es­ta noi­te, no âm­bi­to do En­con­tro In­ter­na­ci­o­nal de Te­a­tro em cur­so, que as ac­tri­zes/for­ma­do­ras Roberta Valente e Gló­ria Din­niz apre­sen­tam no Elin­ga-Te­a­tro, às 20h00, a pe­ça ‘A ór­fã do Rei’, de Jo­sé Me­na Abrantes. O espectáculo, que se­rá re­pe­ti­do na sex­ta e no sá­ba­do, tem a di­rec­ção de Isa­ac Ber­nat, as­sis­ti­do por Bren­da Ja­ci.

O pro­jec­to des­ta en­ce­na­ção sur­giu de uma pes­qui­sa ini­ci­a­da na UniRio pe­la ac­triz Roberta Valente so­bre li­te­ra­tu­ra afri­ca­na, a que se as­so­ci­ou Isa­ac Ber­nat, co­nhe­ci­do pe­la sua im­por­tan­te pes­qui­sa so­bre os ‘gri­ots’, con­ta­do­res de his­tó­ri­as afri­ca­nos.

A pe­ça abor­da o te­ma das jo­vens ór­fãs que, de­pois de cri­a­das em con­ven­tos sob pro­tec­ção do rei de Por­tu­gal, eram en­vi­a­das nos sé­cu­los XVI e XVII pa­ra o Brasil e pa­ra as co­ló­ni­as por­tu­gue­sas em Áfri­ca, pa­ra ca­sa­rem com os mi­li­ta­res e fun­ci­o­ná­ri­os aí es­ta­ci­o­na­dos e as­sim au­men­ta­rem a pre­sen­ça bran­ca nes­sas pa­ra­gens.

Se­gun­do as res­pon­sá­veis do espectáculo, a pe­ça “é con­ta­da de for­ma poé­ti­ca e mo­der­na, não se­guin­do pa­drões clás­si­cos na sua cons­tru­ção tex­tu­al, o que aca­ba por per­mi­tir ex­plo­rar e ex­pe­ri­men­tar de for­ma mais vas­ta os li­mi­tes do cor­po e da voz em ce­na, além de per­mi­tir des­cons­tru­ções dos mais va­ri­a­dos jo­gos cé­ni­cos, com vis­ta à cri­a­ção de uma lin­gua­gem cé­ni­ca que é ao mes­mo tem­po aces­sí­vel e afi­na­da com as ques­tões la­ten­tes da ar­te con­tem­po­râ­nea”.

Isa­ac Ber­nat, o en­ce­na­dor, é dou­tor em te­a­tro pe­la UniRio, Roberta Valente é ac­triz pro­fis­si­o­nal e ba­cha­rel em Ar­tes Cé­ni­cas na UniRio e Gló­ria Din­niz, além de ac­triz, pos­sui gra­du­a­ção em Ar­tes Cé­ni­cas e In­ter­pre­ta­ção e é Mes­tran­da na UniRio. Os aman­tes de te­a­tro da ca­pi­tal têm ape­nas três noi­tes pa­ra con­fe­rir e con­fir­mar o seu ta­len­to.

Co­la­bo­ram no espectáculo em Luanda os ele­men­tos do Elin­ga: Anas­tá­cio Sil­va (lu­zes) e Cor­reia Adão (per­cus­são).

DR

Pe­ça ‘A Ór­fã do Rei’de Jo­sé Me­na Abrantes vai es­tar logo à noi­te em car­taz no Elin­ga Te­a­tro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.