Jornal de Angola

Manuel Vicente no adeus a Fidel

-

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, viajou ao princípio da tarde de ontem para a cidade de Havana, Cuba, onde vai participar nas cerimónias de homenagem ao líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, falecido sexta-feira última, vítima de doença. As cerimónias fúnebres de Fidel Castro começaram no domingo e estendem-se até ao próximo domingo, com as cinzas do líder histórico de Cuba a serem enterradas no Cemitério de Santa Ifigénia, em Santiago de Cuba.

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, viajou ao princípio da tarde de ontem para a cidade de Havana, Cuba, onde vai participar nas cerimónias de homenagem ao líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, falecido sexta-feira última, vítima de doença.

No Aeroporto 4 de Fevereiro, Manuel Vicente recebeu cumpriment­os de despedida do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Manuel Vieira Dias Júnior, da secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança, entre outras entidades.

Uma delegação do MPLA chefiada pelo seu secretário-geral, António Paulo Kassoma, encontra-se já em Cuba, onde participa das cerimónias oficiais de homenagem a Fidel Castro.

Fidel Alejandro Castro Ruz, que nasceu a 13 de Agosto de 1926, em Birán, Cuba, foi o principal líder da Revolução Cubana (1953-1959), primeiro-ministro (1959-1976) e primeiro Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2008).

Desde segunda-feira que os cubanos estão a prestar as últimas homenagens a Fidel Castro, no memorial José Martí, em Havana, onde se encontram as suas cinzas que vão percorrer o país até Santiago de Cuba, berço da Revolução Cubana. No domingo, 4 de Dezembro, as cinzas serão enterradas no Cemitério de Santa Ifigénia, em Santiago de Cuba, no sul da Ilha.

Na segunda-feira, começaram a chegar a Cuba diversas personalid­ades da política mundial e entre terça-feira e sábado vão ser disparadas salvas de tiros de canhão por hora, até às 18h00 locais. Durante este período, também vão ser emitidos programas especiais na rádio e na televisão do país, que serão “informativ­os, patriótico­s e históricos”.

Na terça-feira, houve vários líderes de países amigos de Cuba que foram despedir-se de Fidel Castro, como o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o boliviano Evo Morales, o Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, e o sul-africano Jacob Zuma. “Eles não podiam vencer nem Fidel, nem o povo de Cuba, nem os sonhos e esperanças desta grande nação”, afirmou Nicolás Maduro na homenagem que prestou ao líder cubano. “Ele cumpriu a sua missão na Terra. Poucas vidas foram tão ricas, tão brilhantes”, acrescento­u.

 ?? ROGÉRIO TUTI ?? Vice-Presidente recebeu cumpriment­os de despedida no aeroporto do chefe da Casa de Segurança do Presidente da República
ROGÉRIO TUTI Vice-Presidente recebeu cumpriment­os de despedida no aeroporto do chefe da Casa de Segurança do Presidente da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola