Jornal de Angola

Exigida mais entrega à gestora do aterro sanitário dos Mulenvos

- VICTORINO JOAQUIM |

O governador de Luanda, Higino Carneiro, recomendou ontem à empresa Best African Solutions (BAS), gestora do aterro sanitário dos Mulenvos, no município de Viana, maior entrega no tratamento dos resíduos sólidos depositado­s pela Elisal e demais operadoras de recolha de lixo na cidade de Luanda.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da visita de Higino Carneiro ao aterro sanitário dos Mulenvos, o director-geral da BAS, Gonçalves Imperial, disse ter recebido garantias do governador de que todos os constrangi­mentos da empresa serão resolvidos em breve.

Gonçalves Imperial disse que a empresa tem dificuldad­es em adquirir os meios técnicos necessário­s para o funcioname­nto normal do aterro, devido ao não pagamento por parte das operadoras que beneficiam dos seus serviços.

Da parte do Estado, informou, a dívida já ronda os cinco mil milhões de kwanzas, facto que tem impossibil­itado a compra de máquinas espalhador­as, acessórios de reposição e manutenção, incluindo membranas, usadas para impermeabi­lizar os solos antes do processo de aterro.

O director-geral da BAS assegurou a existência de condições para a conservaçã­o do meio ambiente em todo o espaço adjacente ao aterro, salientand­o que tudo está a ser feito para manter os solos não contaminad­os. "O risco de contaminaç­ão dos solos pode acontecer a qualquer momento, devido às fortes chuvas que assolam a capital", afirmou.

Outro constrangi­mento vivido pela direcção da empresa prendese com a falta de combustíve­is para manter funcionais as máquinas e o atraso no pagamento dos salários (dois meses) aos mais de duzentos trabalhado­res. Em relação aos salários, Gonçalves Imperial afirmou que recebeu do governador Higino Carneiro, a promessa de pagamento dos mesmos num curto espaço de tempo.

O aterro sanitário dos Mulenvos é propriedad­e da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) e está construído numa área de cerca de trezentos hectares. No interior das suas instalaçõe­s, mais de cem camiões carregados de lixo diverso aguardam autorizaçã­o para descarga.

 ?? PAULO MULZA ?? Governador de Luanda Higino Carneiro
PAULO MULZA Governador de Luanda Higino Carneiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola