Jornal de Angola

Países membros da OPEP decidem cortar produção

-

A Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP) decidiu reduzir a produção dos actuais 33,6 milhões de barris diários para 32,5 milhões, uma queda de 3,27 por cento, naquele que foi o primeiro corte desde 2008, noticiou a agência Reuters.

O acordo está em linha com a proposta da Argélia e, na quartafeir­a, fez o preço do barril de petróleo disparar, assim como a cotação das companhias petrolífer­as no Mundo. A decisão visa estimular a subida dos preços.

O país que terá o maior corte é a Arábia Saudita, com redução de 486 mil barris por dia, seguida pelo Iraque, com 210 mil barris a menos por dia. A Rússia, que não faz parte da OPEP, também aceitou reduzir a sua produção em 300 mil barris diários.

A decisão surpreende­u os analistas do mercado financeiro, que tinham dúvidas se o cartel chegaria a um consenso para o corte da produção.

Antes da reunião, o ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, disse que esperava que os países produtores de petróleo que não são membros da OPEP contribuís­sem com uma redução adicional na produção de 600 mil barris por dia.

Analistas do Goldman Sachs, citados pela publicação especializ­ada “Market Watch”, avançaram que “se a proposta da Organizaçã­o de Produtores e Exportador­es de Petróleo para cortar a produção para 32,5 milhões de barris por dia for assinada, esperamos que os preços subam para 50 dólares por barril”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola