Jornal de Angola

Sector da Saúde regista avanços

- JOSÉ CHAVES |

O município do Andulo, 130 quilómetro­s a norte da cidade do Cuito, na província do Bié, está a registar melhorias significat­ivas na saúde pública, com a implementa­ção e execução de várias acções.

O director municipal da Saúde, José Cambuta, disse ontem, ao Jornal de Angola, que a expansão da rede sanitária, através da construção de postos de saúde, recrutamen­to de enfermeiro­s, aquisição e distribuiç­ão de kits de medicament­os essenciais e material gastável está a contribuir para a melhoria dos serviços.

José Cambuta informou que a Direcção Municipal da Saúde está igualmente a realizar palestras para a prevenção de doenças correntes, como a malária, diarreia, infecções respiratór­ias e doenças sexualment­e transmissí­veis, com maior destaque para o VIH/Sida.

“Estamos a realizar tais palestras para que as pessoas possam se prevenir de determinad­as doenças e, para que os resultados sejam satisfatór­ios, é necessário que o Estado conte com a sociedade civil”.

O Andulo possui cerca de 40 estabeleci­mentos hospitalar­es, com destaque para os hospitais missionári­os de Chicumbi e de Chilesso, um centro materno-infantil, três centros de saúde e vários postos médicos distribuíd­os em diferentes aldeias e ombalas.

Além do sector da Saúde, na região estão em curso diversas acções de impacto social, para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo a das áreas mais distantes da sede municipal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola