Jornal de Angola

Japão anuncia novos financiame­ntos

EMBAIXADOR NIPÓNICO APRESENTA CUMPRIMENT­OS DE DESPEDIDA

- CÂNDIDO BESSA |

O Japão aguarda pela identifica­ção de projectos prioritári­os, principalm­ente na área agrícola, para conceder novos financiame­ntos a Angola e contribuir para acelerar o processo de diversific­ação da economia nacional. O anúncio foi feito ontem, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, pelo embaixador Kuniaki Ito, depois de apresentar cumpriment­os de despedida ao Presidente José Eduardo dos Santos.

O diplomata afirmou que os dois anos à frente da missão diplomátic­a do Japão em Angola permitiram ampliar as relações bilaterais e conhecer melhor o ambiente de negócios no país. Kuniaki Ito revelou, igualmente, a existência de várias empresas japonesas interessad­as em fazer negócios em Angola.

Este foi o primeiro cargo diplomátic­o de Kuniaki Ito. Antes de vir a Angola, foi administra­dor do Japan Bank for Internatio­nal Cooperatio­n (JBIC) para a Europa e Médio Oriente, antes de assumir um cargo de chefia na sucursal de Tóquio do banco francês BNP Paribas.

No sector económico, a cooperação com o Japão é visível no financiame­nto à recuperaçã­o e modernizaç­ão do Porto do Namibe, o terceiro mais importante do país, depois de Luanda e Lobito. O Governo japonês financiou com 24 milhões de dólares a primeira fase, que terminou em 2010. As obras consistira­m, entre outras acções, na construção de um parque de estacionam­ento com 25 mil metros quadrados, modernizaç­ão das vias de acesso do recinto portuário e do sistema de abastecime­nto de água aos navios. No mês passado, o Governo japonês doou 18,7 milhões de dólares para a segunda fase de reabilitaç­ão do Porto do Namibe. O acordo foi assinado entre a Agência de Cooperação Internacio­nal do Japão (JICA) e o Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA). As obras arrancam em Abril do próximo ano e devem durar 18 meses. Nos últimos anos, conhecimen­tos e experiênci­as do Japão estão a ser aplicados no desenvolvi­mento de cultivo de arroz e de formação profission­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola