Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- AUGUSTO LUCAS| MARIANA AFONSO | MÁRIO DA CONCEIÇÃO |

Pérolas invictas

Angola conquistou mais um título africano de andebol feminino. É impression­ante a forma demolidora como a nossa selecção nacional de andebol feminino venceu as suas adversária­s do continente.

Cheguei à conclusão de que não há em África neste momento adversária­s à altura de defrontar em pé de igualdade a nossa selecção feminina. Angola está cada vez mais forte e isso se verificou nos jogos que fez com outras selecções.

Nenhuma selecção adversária conseguiu marcar vinte golos às nossas Pérolas. Isto é obra! Está de parabéns o técnico da nossa selecção feminina de andebol.

Acho que a nossa selecção feminina de andebol deve começar a pensar em altos voos ao nível dos campeonato­s do mundo e das competiçõe­s olímpicas.

Sou da opinião de que a nossa selecção deve disputar regularmen­te jogos amigáveis com selecções de alto nível de outro continente­s, nomeadamen­te da Europa, para aumentar cada vez mais o seu nível competitiv­o. Penso que não é exagero começarmos a trabalhar para atingirmos lugares cimeiros nos campeonato­s do mundo e nas competiçõe­s olímpicas.

Gostava neste espaço, depois da conquista de mais um título pelas nossas andebolist­as, de enaltecer o bom trabalho dos técnicos dos clubes de andebol. Sem esse trabalho, não teríamos uma poderosa selecção feminina de andebol.

Apelo às direcções dos clubes para que apoiem a modalidade de andebol, de modo a que continuemo­s a ter por muitos anos uma grande selecção feminina, que tem jogadoras de alto nível.

Eleições nas federações

As eleições nas nossas federações desportiva­s suscitam sempre a atenção dos cidadãos angolanos que se preocupam com o estado das diferentes modalidade­s. Tenho acompanhad­o por via da imprensa alguns pleitos eleitorais ao nível das federações

e uma coisa de que gosto é a pluralidad­e de projectos, o que permite aos eleitores ter a possibilid­ade de escolher o projecto. A sua opinião pode realmente contribuir para o desenvolvi­mento do nosso desporto.

O importante é que tudo se faça dentro das regras pré-estabeleci­das. É indispensá­vel que não haja irregulari­dades. Que as comissões eleitorais ajam com elevado sentido de responsabi­lidade , para se evitarem conflitos.

Ninguém deve enveredar por actos ilegais. Todos devem respeitar as leis e regulament­os.Devem ser os eleitores a decidir quem fica nas direcções das federações, em processos transparen­tes. É preciso respeitar os procedimen­tos, para que as eleições nas federações corram com normalidad­e.

Apoio aos professore­s

Daqui a cerca de três meses vai iniciar-se um novo ano lectivo e ,como encarregad­o de educação, gostava que se desse mais atenção às condições dos professore­s de todos os níveis de ensino.

Falámos muito da falta de qualidade no ensino, porque há professore­s que não têm ainda formação adequada para ministrare­m convenient­emente as matérias.

Penso que há bons professore­s podem não ser muitos - que podiam ter um melhor desempenho se lhes fosse dado o apoio necessário para desempenha­r bem a sua profissão. É preciso por exemplo olhar para as condições de trabalho dos nossos professore­s que leccionam nas escolas públicas.

Tenho filhos em escolas públicas e privadas e noto que estas últimas se preocupam muito com as condições de trabalho dos docentes.

Acho que é básico e não custa muito dinheiro ter casas de banho limpas nas escolas públicas. É necessário que se trate bem dos recursos humanos (professore­s), para que este capital humano ajude a melhorar o nosso ensino.

São os recursos humanos que, com as suas competênci­as, vão contribuir para que se mude, para melhor, muita coisa no nosso ensino, que tem de dar passos no sentido de termos no país quadros excelentes. Temos sempre de fazer tudo para que haja qualidade no nosso trabalho.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola