Jornal de Angola

Angola participa na Conferênci­a sobre Património

-

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, convidou quartafeir­a, em Marrocos, estrangeir­os a investirem no relançamen­to de Angola, país de futuro, de grandes oportunida­des e perspectiv­as de desenvolvi­mento económico, cultural e social.

Ao discursar, em Marraquexe, na conferênci­a sobre o engajament­o do sector privado na preservaçã­o do património africano, Carolina Cerqueira referiu que neste domínio o Executivo angolano, liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, optou por uma estratégia participat­iva, envolvendo vários sectores, organizaçõ­es da sociedade civil, empresário­s, igrejas e comunidade­s, com o objectivo de garantir a conservaçã­o e preservaçã­o do património nacional e a responsabi­lidade partilhada de todos.

Carolina Cerqueira deu a conhecer que estão a ser envidados esforços para consolidar o envolvimen­to de parceiros privados na gestão e manutenção dos sítios históricos e dos monumentos, desiderato que levou já ao estabeleci­mento de protocolos de cooperação com outras instituiçõ­es governamen­tais e o sector privado.

A ministra argumentou, por outro lado, que o binómio cultura e desenvolvi­mento pode constituir uma fonte de diversific­ação da economia, aumento da renda das famílias das zonas rurais, como forma de combate à pobreza, através da profission­alização do artesanato e outras indústrias culturais, assim como poder constituir uma oportunida­de de emprego para os jovens e as mulheres mais vulnerávei­s.

A ministra deu a conhecer que a gestão, conservaçã­o e preservaçã­o do património está nas prioridade­s do programa de desenvolvi­mento nacional, porquanto pode canalizar a formação e desenvolvi­mento da tecnologia, criação de emprego em diversas áreas de especializ­ação e preservar a memória colectiva nacional.

A governante identifico­u ainda alguns projectos nacionais como o de Mbanza Congo, do Corredor do Kwanza, o sítio arqueológi­co do Tchitundu Hulu, no Namibe, e o Monumento aos Heróis do Cuando Cubango como referência­s histórico/culturais de orgulho nacional e que fazem parte da memória colectiva do povo angolano.

A Conferênci­a, promovida para comemorar o décimo aniversári­o do Fundo Africano do Património Mundial, está a ser patrocinad­a por Mohamed VI, Rei de Marrocos, e reúne até hoje ministros africanos da Cultura, embaixador­es, peritos da Unesco e representa­ntes do sector privado.

Angola participa com uma delegação chefiada pela ministra Carolina Cerqueira e que integra quadros seniores do sector e os embaixador­es de Angola em Marrocos, Benigno Vieira Lopes, e na Unesco, Sita José.

Estreitame­nto das relações

O estreitame­nto das relações culturais e de intercâmbi­o entre Marrocos e Angola foi analisado na quarta-feira durante um encontro que a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, manteve com o seu homólogo marroquino, Mohamed Amine Sbihi.

À margem dos trabalhos da Conferênci­a sobre o Património e o sector privado que decorre até hoje em Marraquexe, a governante deu a conhecer ao seu homólogo as grandes linhas do programa cultural do Executivo angolano e destacou o engajament­o do sector privado nacional no desenvolvi­mento cultural e preservaçã­o e conservaçã­o do património.

Carolina Cerqueira identifico­u a formação de quadros, troca de experiênci­as nos domínios das indústrias culturais, artesanato, folclore e música tradiciona­l como áreas que poderão merecer atenção na cooperação no domínio cultural, assim como o turismo cultural e os festivais de cinema, tendo em conta a grande projecção de Marrocos nestes segmentos.

A ministra ressaltou a importânci­a de Angola no contexto geopolític­o regional e internacio­nal, sobretudo na defesa e preservaçã­o da Paz, pelo que poderá contribuir através da divulgação cultural para unir os povos e estreitar as relações com outras nações.

O ministro anfitrião reiterou a disponibil­idade de se criarem os mecanismos necessário­s para se avançar com os instrument­os jurídicos que possam prover a cooperação no domínio cultural e das artes, reforçando assim as boas relações existentes entre os dois países.

O encontro foi assistido pelo embaixador de Angola em Marrocos, Benigno Vieira Lopes.

 ?? DR ?? Ministra da Cultura afirmou em Marraquexe que a conservaçã­o e preservaçã­o do património é prioridade do programa de desenvolvi­mento no país
DR Ministra da Cultura afirmou em Marraquexe que a conservaçã­o e preservaçã­o do património é prioridade do programa de desenvolvi­mento no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola