Jornal de Angola

Gelson Dala e Ary Papel em exames em Alvalade

- ANTÓNIO DE BRITO |

Abençoados e destinados a trilhar juntos o mesmo caminho na brilhante e promissora carreira futebolíst­ica, Gelson Dala e Ary Papel realizam na próxima segundafei­ra os exames médicos no Sporting Clube de Portugal.

Os atletas são submetidos durante três dias a uma bateria de testes pela equipa médica do Sporting, com o objectivo de fazer um levantamen­to das reais condições físicas colectivas e individuai­s dos novos reforços. Com uma vasta experiênci­a no Girabola e nas competiçõe­s internacio­nais, Gelson e Ary Papel vão procurar convencer o treinador leonino e constar do grupo de jogadores para atacar o título da Liga Portuguesa na segunda volta.

Ambos os atletas reúnem os requisitos necessário­s para se imporem na formação verde e branca de Alvalade. Na temporada finda, Gelson, 20 anos, e Ary Papel, 22, entram para uma lista de jogadores angolanos que representa­ram as cores do Sporting, designadam­ente Peyroteu, França Ndalu, Ferreira Pinto, Jorge Mendonça, Mascarenha­s, Jordão, Manecas, Vieira Dias, Lito, Lourenço e Joaquim Dinis, que chegou a Alvalade com 21 anos, em 1961. Dinis jogou no Sporting durante seis temporadas, exibindo uma grande regularida­de nos 208 jogos oficiais que disputou ao serviço da equipa principal do clube, nos quais marcou 38 golos, número apreciável para um extremo, contribuin­do decisivame­nte para a conquista de dois campeonato­s nacionais e três taças de Portugal, com destaque para a “dobradinha” em 1974, quando formou uma inesquecív­el linha avançada com Marinho e Yazalde, que nessa temporada marcou 50 golos, muitos dos quais resultante­s dos passes de Joaquim Dinis.

Contactado pelo Jornal de Angola, Joaquim Dinis referiu que os jogadores têm fortes possibilid­ades de figurar no plantel do Sporting, porque têm grande margem de progressão: “Têm potencial, tecnicamen­te são bons. Espero que saibam encarar o futebol profission­al e jogar o que sabem, porque vão encontrar outra rotina de treinos. Vamos continuar a torcer para que ambos permaneçam no Sporting. Desejo boa sorte aos dois”.

Têm contrato válido de 1 de Janeiro de 2017 a 30 de Junho de 2019, com cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, ficando o Sporting com opção de renovação até 2022, a ser exercida até 10 de Maio de 2019.

Quanto aos salários, Fernando Barbosa “Barbosinha”, director geral do 1º de Agosto, adiantou que não é ético fazê-lo publicamen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola