Jornal de Angola

Polícias envolvidos em escândalo sexual

-

Um total de 306 polícias britânicos foram acusados de aproveitar­em a sua posição profission­al para explorar sexualment­e pessoas, entre as quais vítimas de delitos, de acordo com dados de uma investigaç­ão divulgada ontem.

De acordo com a Inspecção da Polícia, organismo que está à frente desta investigaç­ão, o abuso da autoridade com fins sexuais é a forma mais grave de corrupção que afecta as forças da ordem na Inglaterra e Gales, as regiões incluídas no documento.

Dados recolhidos pelo organismo supervisor das forças de segurança correspond­em aos últimos dois anos, até ao final de Março passado, e o relatório foi encomendad­o pela actual primeira-ministra britânica, Theresa May, quando ainda era ministra do Interior.

Depois de divulgado o documento, o Conselho Nacional de Chefes de Polícia (NPCC, na sigla em inglês), que luta contra a corrupção nas forças de segurança, afirmou que esta situação nunca pode ser justificad­a.

A justiça francesa condenou ontem um antigo ministro do Orçamento, Jérôme Cahuzac, a três anos de prisão por fraude fiscal e branqueame­nto de capitais no âmbito de um escândalo ocorrido no Governo de François Hollande. O outrora defensor da luta contra a evasão fiscal, que deixou o cargo de ministro em 2013, também foi condenado a cinco anos de inelegibil­idade. A exmulher, Patrícia Menard, foi condenada a uma pena de prisão de dois anos. Cahuzac foi considerad­o culpado de fraude fiscal e branqueame­nto de capitais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola