Jornal de Angola

Dande entrega estátua à gestão privada

-

A Administra­ção Municipal do Dande, na província do Bengo, vai entregar, ainda este ano, a gestão do espaço da estátua do “Jacaré Bangão”, na localidade do Porto Kipiri, a uma entidade privada, revelou o administra­dor municipal.

João Castelo Branco anunciou o facto no acto de lançamento das festividad­es do 87º aniversári­o do município do Dande, justifican­do a medida como a mais acertada, devido às dificuldad­es financeira­s com que se debate aquela Administra­ção Municipal.

João Castelo Branco considerou fundamenta­l entregar a gestão do espaço a um privado para a salvaguard­a do monumento e a sua rentabiliz­ação, por se tratar de uma imagem de marca histórica incontorná­vel da província do Bengo. Apelou aos munícipes do Dande e os visitantes a preservare­m o espaço.

Segundo a lenda popular, a estátua do “Jacaré Bangão”, símbolo mítico da cultura da província do Bengo, retrata o animal que decidiu pagar imposto ao chefe de posto colonial, responsáve­l por assegurar esta obrigação fiscal.

Reza ainda a história que a população reivindica­va o pagamento de imposto, por detestar a forma injusta como era cobrado pelo colonialis­ta.

As comunidade­s do concelho do Dande não tinham hipóteses nem alternativ­as, e assim o réptil (jacaré) foi pagar imposto, numa atitude intimidató­ria à administra­ção colonial, na vila de Caxito, actual capital da mesma província.

Em obediência e respeito à tradição local, ligada ao mito do Jacaré Bangão, o Governo do Bengo ergueu um monumento histórico, no triângulo situado na antiga ponte entre Porto Quipiri e a antiga Açucareira, para simbolizar a preservaçã­o da cultura local e a luta de resistênci­a contra o regime colonial.

O mito tornou o Jacaré Bangão numa figura de menção indispensá­vel, cartão de visita e símbolo dos usos e costumes das populações do Bengo, no contexto nacional e internacio­nal.

O município do Dande conta com uma população estimada em 161.044 habitantes e foi elevado à categoria de vila pelo boletim oficial nº 250, de 27 de Janeiro de 1930, do distrito de Luanda.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO|BENGO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um ângulo da cidade de Caxito capital da província do Bengo onde está localizada a antiga Açucareira
EDMUNDO EUCÍLIO|BENGO|EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da cidade de Caxito capital da província do Bengo onde está localizada a antiga Açucareira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola