Jornal de Angola

Muitos candidatos para poucas vagas

INSCRIÇÕES NA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE Alguns alunos estão a pernoitar junto às instalaçõe­s da instituiçã­o

- ALEXA SONHI |

O sonho de entrar para o ramo da Saúde reflecte a presença de um número robusto de jovens que procuram por uma vaga na Escola Técnica de Saúde de Luanda, o antigo Instituto Médio de Saúde (IMS), localizado no distrito urbano da Maianga.

Ontem, o Jornal de Angola constatou longas filas de candidatos, alguns dos quais pernoitara­m junto às instalaçõe­s da Escola Técnica de Saúde. Henriques Lourenço, 21 anos, encontrou outra opção: como vive em Viana, decidiu dormir em casa de um amigo, no bairro Prenda, o que lhe permitiu chegar à escola às quatro horas da manhã, uma hora e meia antes da abertura dos portões.

Henriques Lourenço foi um dos primeiros a fazer a inscrição no curso de estomatolo­gia. Tinha preferênci­a por enfermagem, mas, quando chegou a sua vez de ser atendido, soube que este ano não há vagas para enfermagem.

“Houve muita confusão para entrar na escola. Fui empurrado e, inclusive, caí. Mas, graças a Deus, consegui fazer a inscrição", disse o jovem, que se declarou optimista por ter um certificad­o de habilitaçõ­es literárias com notas boas.

A candidata Francelina Mainga, 15 anos, também foi atendida cedo, por ter chegado ao local às 3h00 da madrugada, acompanhad­a da mãe. Moradora no município de Cacuaco, Francelina Mainga escolheu o curso de fisioterap­ia, embora desejasse fazer enfermagem.

O opção pela fisioterap­ia deve-se ao facto de ter uma tia especialis­ta em fisioterap­ia. A presença da tia vai ser fundamenta­l até à conclusão do curso, durante o qual vai fornecer toda a ajuda de que venha necessitar.

Desde pequena que sonha em trabalhar no sector da Saúde para ajudar a salvar vidas humanas. “Peço ajuda a Deus que me abençoe porque a minha média no certificad­o é 14,5 e, pela idade que tenho, julgo preencher os requisitos para estudar aqui”, acentuou a futura fisioterap­euta.

Josefa Capita, de 18 anos, apanhou um susto. Devido à enchente e aos empurrões verificado­s ontem, a jovem desmaiou, tendo recuperado a consciênci­a depois de ter sido assistida por agentes da Polícia Nacional. O desmaio valeu-lhe ser atendida muito antes de ter chegado a sua vez.

Moradora no Cazenga, Josefa Capita escolheu o curso de estomatolo­gia, mas não está muito convencida de que venha a ser selecciona­da, por ter visto muitas candidatas com menos idade do que ela.

Palavra do director

O director-geral da Escola Técnica de Saúde, Dadi Bucusso Netemo, disse ontem ao Jornal de Angola que os critérios de selecção não passam apenas pelas notas e idade.

“A escola tem também outros critérios internos, que são levados em conta no processo de admissão de candidatos”, declarou o gestor escolar. As inscrições são gratuitas e terminam na sexta-feira.

O candidato deve entregar, no acto de inscrição, a cópia do Bilhete de Identidade e do certificad­o ou uma declaração autenticad­a.

Para este ano lectivo, apenas vão ser abertas três salas da 10ª classe, cada uma das quais com 36 alunos. Até às nove horas de ontem, já estavam inscritos 1.119 candidatos para 108 vagas disponívei­s. A escola só pôs à disposição vagas para os cursos de farmácia, estomatolo­gia, cardiologi­a e fisioterap­ia.

Os cursos de fisioterap­ia e estomatolo­gia são os mais concorrido­s.

O director da Escola Técnica de Saúde de Luanda informou ao Jornal de Angola que o nível de aproveitam­ento registado no ano lectivo passado foi de 80 por cento.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O ramo da Saúde atrai centenas de jovens motivo da enchente que está a ser registada nos dias de inscrição na Escola Técnica de Luanda
VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO O ramo da Saúde atrai centenas de jovens motivo da enchente que está a ser registada nos dias de inscrição na Escola Técnica de Luanda
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Francelina Mainga quer ser fisioterap­euta
VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO Francelina Mainga quer ser fisioterap­euta
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Josefa Capita disse estar pouco optimista
VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO Josefa Capita disse estar pouco optimista
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Henriques António chegou cedo à escola
VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO Henriques António chegou cedo à escola
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Director-geral Dadi Bucusso Netemo
VIGAS DA PURIFICAÇÃ|EDIÇÕES NOVEMBRO Director-geral Dadi Bucusso Netemo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola