Jornal de Angola

Filme fotográfic­o

-

Filme fotográfic­o ou película fotográfic­a (por vezes abreviado por filme ou película), utilizado em fotografia, é constituíd­o por uma base plástica, geralmente triacetato de celulose, flexível e transparen­te, sobre a qual é depositada uma emulsão fotográfic­a. Esta é formada por uma fina camada de gelatina que contém cristais de sais de prata sensíveis à luz que chega a ela através da lente da câmera.

Os sais de prata, quimicamen­te chamados de haletos ou halogeneto­s de prata, podem ser mais ou menos sensíveis à luz. Então, há filmes que exigem maior quantidade de luz para registar as imagens. Outros permitem a captação com menos luz. A essa propriedad­e dá-se o nome de sensibilid­ade.

A sensibilid­ade dos filmes é indicada normalment­e por números ISO do Internatio­nal Organizati­on for Standardiz­ation, que é uma fusão dos sistemas ASA (American Standards Associatio­n, americano) e DIN (Deutsches Institut fur Normung, alemão). Como exemplo, um filme ISO 100/21° é um filme com ASA 100 e DIN 21°. Existe ainda um outro sistema da antiga União Soviética, denominado GOST, não sendo mais utilizado hoje em dia.

O sistema ISO de classifica­ção da sensibilid­ade do filme é aritmético: por exemplo, um filme de ISO 400 é duas vezes mais “rápido” do que um de ISO 200, exigindo metade da exposição. Por outro lado, tem metade da velocidade de um filme de ISO 800, necessitan­do do dobro da exposição deste.

No entanto, quanto maior o número ISO, maior a sensibilid­ade, e maiores são os grãos dos brometos de prata, resultando numa imagem com pouca resolução.

A sensibilid­ade dos filmes mais comuns são: ISO 32, 50, 64, 100, 125, 160, 200, 400, 800, 1600 e 3200.

Filmes de baixa sensibilid­ade: ISO 32 a ISO 64. São ideais para o trabalho com muita luz (dias ensolarado­s, sol forte e flashes de alta potência). Em condições favoráveis, esses filmes produzem resultados de grão excepciona­lmente fino, o que proporcion­a boa definição nos detalhes e bom contraste, mesmo em grandes ampliações. São indicados para fotografar retratos, paisagens e temas ligados à natureza.

Filmes de média sensibilid­ade: ISO 100 a 400, são os mais populares para os objectivos gerais a que se propõe a emulsão em preto e branco. São filmes de granulação fina e ainda permitem trabalhos em condições de luz um pouco mais variadas. Indicados para dias ensolarado­s (ISO 100) ou nublados (ISO 200) e flashes de baixa potência (embutido na câmara).

Filmes de alta sensibilid­ade: ISO 800 a ISO 3200. Os filmes desta categoria apresentam um aspecto nitidament­e granulado quando são ampliados. São ideais para trabalhos com pouca luz, como ambientes externos à noite, museus, teatros e casas de espectácul­os em geral sem necessidad­e de uso de flash ou quando se necessita de alta velocidade para “congelar” o movimento (fotos de acção).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola