Jornal de Angola

PJ Mussungo dá espectácul­o na África do Sul

Primeiro grande concerto do músico angolano este ano agendado para Fevereiro

- MÁRIO COHEN|

O músico e compositor Pascoal Mussungo, mais conhecidos nas lides artísticas como PJ Mussungo, realiza o primeiro grande espectácul­o da carreira este ano no mês de Fevereiro, na cidade do Cabo, na África do Sul.

Antes do concerto na África do Sul, explicou o músico ao Jornal de Angola, actua amanhã, às 21h00, na Marginal Lounge, na Baía de Luanda, um espectácul­o com entrada grátis.

O músico disse que o espectácul­o na África do Sul vai contribuir muito na internacio­nalização das suas canções, assim como promover a sua imagem na arena internacio­nal.

Além da África do Sul, PJ Mussungo actuou em outros países africanos como Moçambique (2013), com Dino Miranda Tour, no Festival Pan-Africano, na República Democrátic­a do Congo, em 2015, no Ubuntu Sound (2014), e em 2016, na III Trienal de Luanda.

No ano de 2014, participou num espectácul­o no Espaço Verde Chá de Caxinde, na Avenida do 1º Congresso, onde dividiu o palco com o músico Jack Nkanga, um dos jovens talentos da nova geração.Desde que apostou na carreira a solo, PJ Mussungo, teve já a oportunida­de de trocar experiênci­as com músicos nacionais que estão no auge de suas carreiras artísticas como Dodó Miranda, Jef Brown, Jack Nkanga, Irina Vasconcelo­s, Wiza, Totó, Father Mack, Tanzi Zadio “Toni Laf”, Wlamiro Gonga, Carlos Lopes, Waya, John Kamaunga, José Kamenga, Nádia Pimentel e José Jis. No estrangeir­o partilhou o palco em espectácul­os com o moçambican­o Dino Miranda, Charma Muleka e Letoya Makhene, da África do Sul, assim como o Dr. Frank da República da Nigéria.As suas canções, são mistura de ritmos como o kilapanga, afro soul, blues e jazz. PJ Mussungo começou a dar os primeiros passos na música em 2000, no grupo coral da Igreja Metodista Unida “A Voz dos Anjos”. Teve influência de amigos e familiares que o impulsiona­ram a apostar na música.

Em 2008 dá início à carreira profission­al com a participaç­ão no Festival da Canção de Luanda, promovida pela Luanda Antena Comercial (LAC). Meses depois começou a actuar em diversas casas nocturnas da capital, bem como em diversas actividade­s culturais de maior dimensão artística.

No ano de 2013, o músico concretiza um dos seus maiores sonhos com o lançamento do CD de estreia “Pascoal Mussungo”, gravado nos estúdios Letras e Sons, em Angola, ZL, Moçambique e na Works Jazz Studio, na África do Sul.

CD tem 10 temas, como “Somos todos Angolanos”, “Mamã”, “Yole Bekuiza”, “Nzela”, “Há um Livro”, “Nossa Lógica”, “Ndengue Iame”, “Kalumba”, “Afrika” e “Opepinami”, com participaç­ão de José Kamengo, Paster Jeff e Dino Miranda (guitarra), Dalú Reger (percussão), Yanick, José e Julinho (Piano), Papa Mundo (saxofone) e Henrique e Joel (baixo).

 ?? DR ?? PJ Mussungo começa este ano a digressão artistica com um concerto nas terra de Nelson Mandela na cidade do Cabo
DR PJ Mussungo começa este ano a digressão artistica com um concerto nas terra de Nelson Mandela na cidade do Cabo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola