Jornal de Angola

Café Luso abre portas a jovens talentos do fado

-

O Café Luso, uma das mais antigas casas de fado de Lisboa, vai abrir residência­s artísticas para os fadistas e instrument­istas, com o objectivo de “atrair novos talentos e dar experiênci­a”, disse à Lusa a fadista Elsa Laboreiro.

Elsa Laboreiro é uma das orientador­as das residência­s que se realizam há quatro anos, ao lado do músico António Neto (viola), com finalidade de “recuperar a tradição do antigament­e em que as casas de fado funcionava­m como uma escola e espaço de transmissã­o de conhecimen­tos”, disse a fadista

A fadista realçou ainda que na residência­s “têm saído valores que já se profission­alizaram no mercado português”. Entre os novos valores do fado português, destacam-se as fadistas Liliana Martins, com dois álbuns editados, Filipa Carvalho que publicou um álbum em 2015, Joana Almeida e o músico Nuno Lourenço (viola baixo).

No ano de 1932, o jornal “Guitarra de Portugal” noticiou “a fama extraordin­ária do Café Luso, cujos créditos já o consagram como sendo a melhor casa de recreio e de fado de todo território português” e referem ainda que reúne “os mais afamados nomes”. O espaço é apontado habitualme­nte como a “catedral do fado”.

Amália Rodrigues (1920-1999) e Cidália Moreira foram as duas fadistas que gravaram um álbum, com o público, no Café Luso e que foi também o cenário de várias transmissõ­es radiofónic­as.

 ?? DR ?? Cantor Cristiano de Sousa é um dos fadistas mais jovens que cantam no Café Luso
DR Cantor Cristiano de Sousa é um dos fadistas mais jovens que cantam no Café Luso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola