Jornal de Angola

Recolha de armas na província do Bié

-

A Comissão Nacional Inter-Sectorial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a (CNIDAH) no Bié iniciou esta semana, nos municípios do interior, campanhas de sensibiliz­ação para convencer as comunidade­s a entregarem as armas de fogo e outro material bélico em sua posse.

A informação foi prestada terça-feira, na cidade do Cuito, pelo coordenado­r adjunto do CNIDAH na província do Bié, Norberto Quintas, para quem as comunidade­s também estão a ser chamadas para denunciare­m os esconderij­os de armas, assim como os que insistem em mantê-las em sua posse, sob pretexto de servirem para a caça.

Norberto Quintas disse acreditar na existência de armas de fogo em mãos de civis, porque no último trimestre de 2016 foram registadas na província algumas mortes nos municípios do Cuito, Chitembo, Cunhinga e Andulo, provocadas sobretudo por engenhos não detonados.

Salientou que a iniciativa visa dar mais uma chance aos cidadãos que ainda possuem armas, tendoos convidado a entregarem-nas de forma voluntária às unidades policiais e nas administra­ções comunais e municipais do Estado.

O coordenado­r adjunto do CNIDAH na província do Bié assegurou que, nos últimos dois anos, foram recolhidas 400 armas, nos municípios do Andulo, Cuito, Camacupa, Cunhinga, Catabola, Nharêa, Cuemba, Chinguar e Chitembo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola