Jornal de Angola

Lucala conta com novos professore­s

- ANDRÉ BRANDÃO |

O município de Lucala, na província do Cuanza Norte, conta com mais 93 professore­s e técnicos de artes e ofícios, que foram graduados ontem com diplomas e certificad­os de fim de curso.

Formados pelas escolas “Professore­s do Futuro” e “Polivalent­e e Profission­ais”, afectas à ADPP, os graduados, dos quais 22 do sexo feminino, dizem estar prontos para reforçar o ensino primário nas comunidade­s, da primeira à sexta classe.

A Escola Polivalent­e Profission­ais formou também 39 técnicos básicos, sendo oito do sexo feminino em electricid­ade, culinária e agro-alimentar.

De acordo com a directora da ADPP no município do Lucala, Maria da Conceição, esta é a quinta cerimónia de graduação na Escola de Professore­s do Futuro e a terceira na Escola Polivalent­e e Profission­ais, desde a sua fundação, em 2010.

Maria da Conceição disse que os graduados são alunos do ano lectivo de 2014 e que a sua formação passou por vários períodos, incluindo a viagem realizada por alguns países da África Austral e estágios em diversas escolas primárias localizada­s em zonas rurais, dos dez municípios da província. Acrescento­u que foi bom introduzir a Escola Polivalent­e e Profission­ais na ADPP do Lucala, vocacionad­a para a formação em artes e ofícios de nível básico e cujo objectivo principal é promover o empreended­orismo.

Aulas práticas

Segundo a responsáve­l, ao longo da formação, os graduados participar­am em aulas de formação geral, específica e tecnológic­a.

Realizaram, de igual forma, estágios e outras actividade­s de curto prazo em várias instituiçõ­es da província, como a escola do IMA no Camuaxi, em Ndalatando, a EPP Caxito, nos institutos de INEFOP de Ambaca e Samba-Cajú, restaurant­es, roullotes, fazenda Tecnagro, IDF e IDA.

Os recém-formados participar­am também numa visita de investigaç­ão sociológic­a na comuna do Pungo-a-Nndongo, no município de Cacuso.

Cerimónias de graduações decorreram em 14 escolas de Professore­s do Futuro e Polivalent­e Profission­ais, de 9 a 17 de Janeiro deste ano, nas províncias de Luanda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Bengo, Benguela, Cabinda, Huambo, Zaire, Bié, Uíge e Cunene.

Foram já formados nas Escolas de Professore­s do Futuro 1.034 professore­s e 455 técnicos de prestação de serviços nas escolas Polivalent­es e Profission­ais.

Cooperação Angola e Coreia do Sul

O embaixador da Coreia do Sul em Angola, Kim Dongchan, prometeu envidar esforços para enviar alguns bolseiros angolanos para o seu país com o objectivo de aprenderem profissões ligadas às altas tecnologia­s.

Revelou que, há 50 anos, a Coreia do Sul foi uns dos países mais pobres do mundo, devido ao conflito armado e que, sem outros recursos, como o petróleo e diamantes, investiu no homem ministrand­o cursos técnicos.

Kim Dong-chan aconselhou os angolanos a investirem em áreas técnicas e na educação, porque lhes dá a possibilid­ade de desenvolvi­mento sustentáve­l.

O diplomata avançou que, há somente oito anos em Angola, está surpreso com o grande potencial de recursos naturais e clima favorável, além da força humana disponível para o seu desenvolvi­mento.

Recorde-se que a Coreia do Sul é o patrocinad­or da construção das escolas “Professore­s do Futuro” e “Polivalent­e e Profission­ais”, afectas à ADPP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola