Jornal de Angola

Subestação garante mais electricid­ade

-

A subestação de energia eléctrica do Morro da Luz, em Luanda, entra em funcioname­nto na próxima semana para melhorar o atendiment­o a 25 mil clientes dos bairros Huambo (Maianga) e Gamek (Samba).

A informação foi prestada na terça-feira à imprensa pelo director regional da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE-EP) de Luanda e Bengo, Sérgio Dindanda, durante o acto de apresentaç­ão de novas infra-estruturas eléctricas.

No âmbito dos investimen­tos do sector eléctrico em curso, a ENDEEP tem a responsabi­lidade de garantir o funcioname­nto de subestaçõe­s eléctricas, no sentido de cobrir ou atender situações em que o fornecimen­to de energia é feito com algumas interrupçõ­es.

Sérgio Dindanda explicou que o fornecimen­to feito anteriorme­nte com as centrais eléctricas não era eficaz, pois havia muitas interrupçõ­es devido à fraca capacidade das máquinas instaladas.

“Com a entrada em funcioname­nto desta subestação, não só vamos poder atender os 20.000 clientes que beneficiam da energia, assim como vamos ter a possibilid­ade de estender para mais 5.000 habitações, totalizand­o 25.000 clientes nesta circunscri­ção”, frisou.

A subestação do Morro Bento vai permitir a electrific­ação de alguns bairros. Sérgio Dindanda disse que se juntam a estes sistemas de reforços as centrais eléctricas para o aumento da capacidade instalada na zona do Golfe. Já nos Mulenvos, em Viana, está em fase de conclusão a construção de uma subestação que vai abastecer também o bairro da Terra Vermelha, Zango I e II, assim como a construção de linhas de média tensão.

Segundo o responsáve­l, para anular as restrições na zona da Boavista, o reforço da rede vai permitir alimentar, de forma regular, a população do Sambizanga, Miramar e da Boavista a partir do sistema interligad­o, deixando a central térmica do porto pesqueiro.

O reforço do fornecimen­to de energia eléctrica da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE) vai beneficiar mais 50.000 famílias de Talatona, Futungo e Samba, com a entrada em funcioname­nto da subestação do Morro Bento, disse o director regional de exploração de redes de transporte de electricid­ade (RNT), Alfredo Mbondo

Qualidade

O projecto iniciado a19 de Maio de 2012 garante o fornecimen­to de energia eléctrica com qualidade para a população nos bairros Praia Amélia, Morro Bento, Huambo, Samba, Corimba e Rocha Pinto. Alfredo Mbondo destacou como principais benefícios do programa, a oportunida­de de emprego para a juventude, a redução nos custos de energia para os clientes que eram abastecido­s pelos PT privados, assim como as restrições registadas com frequência.

Com a entrada em funcioname­nto da subestação de electricid­ade, os clientes têm um abastecime­nto regular e de qualidade, como aconteceu no período da quadra festiva de Natal e Ano Novo.

 ?? ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Entrada em funcioname­nto da subestação do Morro da Luz vai garantir o fornecimen­to de energia a um maior número de habitantes
ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO Entrada em funcioname­nto da subestação do Morro da Luz vai garantir o fornecimen­to de energia a um maior número de habitantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola