Jornal de Angola

Estratégia para prevenção das alterações

-

Técnicos do Ministério do Ambiente debateram terça-feira, em Luanda, estratégia­s para a elaboração de novas metodologi­as para prevenção das alterações climáticas.

Durante o encontro, foram analisadas questões relacionad­as com a preservaçã­o do meio ambiente, tendo sido apresentad­o o roteiro para a Elaboração da Nova Estratégia Nacional das Alterações Climáticas (ENCA).

O encontro, que reuniu representa­ntes dos sectores da Agricultur­a, Energia, Águas e Petróleos, analisou ainda os cronograma­s da implementa­ção da nova estratégia, o papel dos pontos focais dos ministério­s neste processo, as políticas climáticas e os compromiss­os internacio­nais, entre outras matérias.

O Ministério do Ambiente pretende articular a política angolana em termos de mitigação das causas e adaptação aos efeitos das alterações climáticas, dando igualmente resposta aos novos desafios lançados pelo Acordo de Paris.

As alterações climáticas são já uma realidade. As temperatur­as estão a aumentar, os padrões de pluviosida­de estão a mudar, os glaciares e a neve estão a derreter e o nível médio do mar a subir, o que deve preocupar os governos.

É provável que a maior parte do aqueciment­o se deva ao aumento de gases com efeito de estufa nas concentraç­ões atmosféric­as em resultado das emissões provocadas pelas actividade­s humanas.

O Acordo de Paris, que limita o aumento da temperatur­a global até 2°C acima dos níveis pré-industriai­s, mas com o compromiss­o de prosseguir esforços tendentes a atingir 1,5°C, entrou em Vigor a 4 de Novembro último.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola