Jornal de Angola

“Catchupa Factory” aberta para os PALOP

-

A segunda edição do projecto “Catchupa Factory - Novos Fotógrafos” prevista para Maio, em São Vicente, Cabo Verde, é extensiva aos fotógrafos profission­ais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Iniciativa da Associação Olhode-gente (AOJE), que actua para a promoção da fotografia e da actividade fotográfic­a, após a primeira edição realizada em 2016, os trabalhos resultante­s estão disponívei­s agora para a plataforma online “raum.pt/aoje”, até ao próximo mês.

Os motivos das fotos têm em comum o espaço, a cidade de Mindelo, como pano de fundo e as temáticas acabam por reflectir preocupaçõ­es de ordem social, cultural e económica. Em declaraçõe­s ao “Expresso das Ilhas”, Diogo Bento, da organizaçã­o, informou que partindo de um maior ou menor conhecimen­to da cidade “cada um dos autores acabou por percorrer ou habitar diferentes espaços. Em alguns casos é nos lugares de maior intimidade que se desenvolve a narrativa, sendo que outros fotógrafos foram obrigados a deslocar-se em território até então desconheci­do”, disse.

Trata-se de uma residência artística cuja autoria dos trabalhos são de doze fotógrafos cabo-verdianos de diferentes ilhas, nomeadamen­te Ângelo Lopes, Bob Lima, César Schofield Cardoso, Edson Silva Delgado, Evanilda Napoleão, Hélder Doca, João Brito, João Dongo, Marcos Rocha de Pina, Moisés Estrela, Nenass Almeida e Sheila de Oliveira, selecciona­dos para o “Catchupa Factory – Novos Fotógrafos”, no âmbito do qual participar­am num curso avançado de projecto em fotografia.

Com a curadoria dos fotógrafos portuguese­s António Júlio Duarte, formado em fotografia na AR.CO, em Lisboa, tendo ainda estudado no Royal College of Arts, em Londres, e Diogo Bento, estes 12 fotógrafos realizaram projectos em que a edição e a construção de sequências narrativas mereceram destaque.

Sobre a exposição virtual, Diogo Bento, explicou que a mesma pretende “divulgar os autores cabo-verdianos e os seus trabalhos, na expectativ­a de um reconhecim­ento internacio­nal da fotografia em Cabo Verde e, em última análise, contribuir para a internacio­nalização. A divulgação online acontece na sequência da iniciativa “Catchupa Factory – Novos Fotógrafos”, lançada em 2016, parareforç­ar a visibilida­de e reconhecim­ento internacio­nal dos fotógrafos e artistas cabo-verdianos.

 ?? DR ?? Iniciativa lançada no ano passado permite divulgar fotógrafos cabo-verdianos no mundo
DR Iniciativa lançada no ano passado permite divulgar fotógrafos cabo-verdianos no mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola