Jornal de Angola

Directores anunciam planos para revitaliza­r teatros

-

Os teatros Volksbühne e Berliner Ensemble, na capital alemã, têm novos directores que anunciaram a implementa­ção de um conjunto de acções, este ano, para revitaliza­ção desses espaços culturais, entre os mais prestigiad­os da Europa.

No Volksbühne (Palco do Povo), o curador belga Chris Dercon, da Tate Gallery of Modern Art de Londres, vai assumir a chefia no lugar de Frank Castorf, e anunciou que deseja extrapolar os limites físicos do prédio levando a arte à rua, com o intuito de olhar para um público que não tem o hábito de assistir às peças ali apresentad­as. No Berliner Ensemble, o novo director, Oliver Reese, promete fazer transforma­ções nesse histórico espaço fundado por Bertolt Brecht, destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX, num centro de produção contemporâ­nea, na tentativa de descobrir grandes talentos entre novos autores.

Oliver Reese, que assume o cargo em Agosto, apontou como pontos fortes a inovação do espaço com a criação de uma oficina de teatro, e um enfoque maior em Bertolt Brecht e nos seus discípulos, como o dramaturgo Heiner Müller.

“Brecht é a nossa marca, assim como o Berliner Ensemble é uma das marcas mais famosas de Berlim”, disse o director Reese, prometendo um palco que expresse as contradiçõ­es existentes na sociedade e que seja aberto a novos autores, ao contrário do modelo de Claus Peymann, considerad­o conservado­r, com um pouco de Brecht requintado por outros autores já consagrado­s. Com essa ideia, Reese tem em vista destacar-se entre a concorrênc­ia de mais 149 teatros que existem em Berlim. Peymann, que ficou famoso como director do Burgtheate­r de Viena, apostou mais nos autores e directores famosos, fazendo do palco situado no centro histórico de Berlim um ímã de público, com uma média de 90 por cento da casa lotada nos espetáculo­s. Reese deseja abrir mais espaço a novos criadores e fazer do teatro uma experiênci­a mais de acordo com os tempos actuais. A imprensa local, em Berlim, aponta que a cena teatral da cidade, com casas altamente subsidiada­s, tem oferecido pouco espaço a autores contemporâ­neos, comparando a troca de directores no antigo teatro de Brecht à sucessão do Papa Bento XVI no Vaticano por Francisco I. Segundo o semanário “Die Zeit”, trata-se de “uma batalha no Vaticano da cultura: o cardeal tradiciona­lista Peymann contra o reformador Oliver Reese”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola