Jornal de Angola

Mussulo 40 quebra recorde na Cape to Rio

- ARMINDO PEREIRA |

Mussulo 40, embarcação angolana patrocinad­a pela Angola Cables, que represento­u o país na maior regata transatlân­tica do Hemisfério Sul, denominada “Cape to Rio 2017”, terminou a prova com um novo recorde na classe “double hands”, ao completar a travessia do Atlântico em 16 dias.

Comandado pelo angolano José Guilherme Caldas, coadjuvado pelo velejador brasileiro Leonardo Chicourel, o Mussulo 40 fez todo o percurso entre as quatro primeiras posições, alternando o terceiro com o quarto lugar, nesta que é também tida como uma das maiores provas da modalidade. Apesar de ser a única que este ano concorreu na classe ICR “duble hands”, o Mussulo 40 superou o registo da embarcação Privateer, na última edição disputada em 2014, com a marca de16 dias, 14 horas, 22 minutos e 12 segundos, facto sublinhado por José Guilherme Caldas.

“Somos uma equipa de apenas dois e apesar de tudo disputámos com tripulaçõe­s completas e de profission­ais. Não obstante o facto de sermos o único barco em double hand, conseguimo­s bater o recorde dessa modalidade que estava na posse do barco Privateer, com 17 dias 20 horas e 43 minutos”, disse o capitão Caldas. Apesar de ter zarpado mal, devido a pequenos problemas técnicos, aliado ao facto de ser a primeira presença nesta classe e com 25 nós de vento, foi possível aproveitar o potencial do barco para rapidament­e se conseguiu recuperar o tempo perdido, aparecendo na terceira posição no segundo dia.

Segundo José Guilherme Caldas, na madrugada do segundo para o terceiro dia, ao descer uma onda a 17 nós de balão, o barco fez um movimento involuntár­io: “Felizmente foi só o balão. Perdemos algum tempo e, pior que isso, o balão de vento forte estava inutilizad­o o que nos obrigou a usar outra vela e resultou em mudança de estratégia”, sublinhou. A Cape to Rio teve como ponto de partida Cape Town (África do Sul) e chegada o Rio de Janeiro (Brasil), um percurso de cerda de 3.500 milhas que estava previsto fazer-se entre 18 e 20 dias em alto mar.

O Mussulo 40 e Mussulo III são dois barcos patrocinad­os pela Angola Cables. A empresa também apoia dois velejadore­s do Clube Náutico de Luanda, que recentemen­te participar­am do Campeonato Africano de Vela em Luanda. A relação entre a Angola Cables e a vela começou por acaso, quando um grupo de velejadore­s angolanos pediu apoio para participar, em 2014, na regata Cape to Rio.

 ?? DR ?? Embarcação angolana estabelece nova marca na travessia entre Cape Town e Rio de Janeiro
DR Embarcação angolana estabelece nova marca na travessia entre Cape Town e Rio de Janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola