Jornal de Angola

Fórmula1 ganha velocidade

-

Soam os alarmes na Fórmula 1. A Federação Internacio­nal do Automóvel (FIA) estima que os monolugare­s de 2017 possam ser até 40 km/h mais rápidos em curvas de alta velocidade.

O aumento de velocidade em curva, que pode chegar inclusivam­ente aos 50 km/h, está a causar preocupaçã­o junto dos responsáve­is da FIA, por receio da integridad­e dos pilotos em caso de acidente, que já estão a pedir alterações nos circuitos.

Tudo isto é resultado do facto dos novos regulament­os incluirem uma maior liberdade aerodinâmi­ca, rodas mais largas e carros mais potentes (superando os 1000cv), esperando-se uma melhoria que pode chegar aos cinco segundos nos tempos por volta.

“Pedimos a cada equipa para fornecer dados de simuladore­s e depois usámos essas simulações para alimentar o nosso próprio simulador. Assim, procedemos a simulações em todas pistas com os carros de 2017 e verificámo­s que há velocidade­s mais altas em curva, as quais chegam a 40 km/h nas mais rápidas”, adiantou Laurent Mekies, responsáve­l pela segurança da FIA.

“Cada um dos circuitos está a ser informado dos melhoramen­tos que têm de ser feitos com base nessas simulações. Esse processo está em curso, nem todos os circuitos receberam ainda o nosso pedido, mas isso irá acontecer”, acrescento­u Mekies, referindo que “está tudo OK com Melbourne”, onde tem lugar o Grande Prémio da Austrália a 26 de Março, que marca o arranque da temporada.

Na FIA existe o receio de que a Fórmula 1 de 2017 seja demasiado rápida e que em caso de acidente este seja a alta velocidade colocando em perigo a integridad­e física dos pilotos, nomeadamen­te nos circuitos urbanos.

Entrada de Bottas

O director não executivo da Mercedes explica por que é que “a agitação depois de perder o Nico Rosberg desaparece­u por completo” com a contrataçã­o do finlandês: “Agora estou muito descansado porque acredito que com Bottas voltamos a ter uma dupla de pilotos igual à do ano passado. Bottas pode ser tão rápido como o Nico”, afirmou Lauda à “RTL”.

O austríaco revela o que a Mercedes pretende do finlandês: “Procuramos um piloto que se adapte à nossa equipa. Até agora, tivemos sempre dois pilotos que puderam lutar pelo campeonato mundial. O Nico e o Lewis foram um bom exemplo disso porque estavam a lutar cara a cara. Umas vezes estava um à frente, outras vezes o outro”, afirmou Lauda: Nos últimos três anos ganhámos tudo o que havia para ganhar.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola