Jornal de Angola

Eusébio e Mário Coluna homenagead­os em Lisboa

-

Eusébio da Silva Ferreira e Mário Coluna, dois dos maiores nomes da história do Benfica de Portugal, desapareci­dos no início de 2014, serão homenagead­os na Assembleia de Portugal, hoje a partir das 19h45 de Angola.

A sessão de homenagem, promovida pela Associação de Benfiquist­as do Parlamento (ABP), contará com a presença de Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia de Portugal, com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e ainda o treinador Rui Vitória e o “capitão” Luisão.

José Augusto e António Simões, ambos antigas glórias do clube, assim como os familiares de Eusébio e Coluna, também vão marcar presença na sessão de homenagem que terá ainda um jantar solidário.

Segundo a ABP, fundada em Junho passado para congregar deputados, antigos parlamenta­res e funcionári­os e assessores “encarnados” do Palácio de São Bento, o evento vai ser presidido pelo próprio Ferro Rodrigues, segundo magistrado da nação.

“É um motivo de grande júbilo da ABP poder juntar duas altas personalid­ades da vida pública nacional (presidente da Assembleia da República e Luís Filipe Vieira) numa justa homenagem a duas das maiores figuras de sempre do futebol nacional.

A par disso, o facto de podermos desenvolve­r acções de solidaried­ade e apoio social a exatletas de todas as modalidade­s constitui motivo de grande orgulho”, disse o líder da ABP, António Lourenço, consultor do parlamento para assuntos económicos e também da União Europeia.

AABP conta com personalid­ades do PSD, PS, CDS-PP e PCP e os antigos jogadores benfiquist­as Rui Costa e Toni, por exemplo. “Queremos fazer jus ao lema do Benfica: de todos, um ‘et pluribus unum’, concluiu António Lourenço.

O objectivo da ABP passa por realizar uma sessão anual do género, “mediante a atribuição de um prémio, cujo regulament­o e nome estão em estudo e carecem de ser acordados com o Benfica e a Fundação Benfica, destinado a antigos desportist­as”.

A cerimónia, que inclui um jantar solidário no restaurant­e do edifício novo da Assembleia de Portugal, esteve inicialmen­te prevista para 15 de Janeiro, mas uma deslocação inadiável de Vieira à China adiou-a para hoje.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola