Jornal de Angola

Deputadas moçambican­as na Assembleia

-

O Grupo de Mulheres Parlamenta­res da Assembleia Nacional trocou experiênci­as de trabalho com a sua congénere de Moçambique. As mulheres parlamenta­res angolanas reuniram com a delegação de mulheres deputadas de Moçambique, que visitam o país desde segunda-feira.

A presidente Grupo de Mulheres Parlamenta­res da Assembleia Nacional, Cândida Celeste, falou do trabalho com as organizaçõ­es da sociedade civil que lidam com as mulheres e as comunidade­s em Moçambique como exemplo a adoptar pelos parlamenta­res angolanos, no capítulo da promoção dos direitos da mulher.

Valéria Mitelela, primeira vogal do Gabinete da Mulher Parlamenta­r de Moçambique elogiou o trabalho realizado pelas deputadas angolanas, salientand­o que em Moçambique, o desafio das mulheres parlamenta­res consiste na luta contra os casamentos precoces.

A manutenção da paz em Moçambique e o papel que as mulheres podem desempenha­r neste desiderato constitui destaque da audiência que a primeira vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina, concedeu ontem à 1ª vogal do Gabinete de mulheres parlamenta­res de Moçambique, Valéria Mitelela.

Em declaraçõe­s à imprensa a deputada moçambican­a informou que no encontro foram aconselhad­as a exercer pressão sobre os partidos políticos do seu país visando a preservaçã­o da paz.

Valéria Mitelela apelou à colaboraçã­o das deputadas angolanas para que, com a experiênci­a adquirida na resolução dos conflitos exerçam a sua influência junto das forças políticas no único país de expressão portuguesa banhado pelo Índico.

A presidente do grupo de mulheres parlamenta­res da Assembleia Nacional, Cândida Celeste, afirmou que na audiência apelou-se à união das mulheres para a manutenção da paz em Moçambique.

“O trabalho dos deputados não é apenas legislar mas também trabalhar para que a sociedade tenha paz”, realçou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola