Jornal de Angola

Praga afecta as colheitas na região de Massangano

-

Uma praga até ao momento desconheci­da afecta, desde Novembro, as plantações de citrinos e pode alterar os resultados da colheita para o presente ano na comuna de Massangano, em Cambambe, noticiou ontem a Angop.

O produtor João de Carvalho declarou que a praga afecta com maior incidência as plantações localizada­s ao longo das margens do rio Lucala, onde os agricultor­es se vêem a braços para conter a sua expansão.

João de Carvalho indicou que a praga se caracteriz­a por uma mancha preta que afecta a folhagem das plantas, sobretudo limoeiros, que acabam por morrer em pouco tempo, antes da maturação dos frutos. Disse nunca ter visto tal ocorrência ao longo dos 30 anos em que trabalha na lavoura.O fazendeiro António Paulo afirmou que o corredor do Lucala, apesar de possuir terras férteis para a agricultur­a, apresenta desafios como calamidade­s naturais difíceis de combater. “Já perdi mais de 20 limoeiros e 16 laranjeira­s, um prejuízo que afecta gravemente os resultados da produção”, disse.

Lamentou a inexistênc­ia de uma equipa técnica agrária para alertar sobre estes perigos, pelo que muitos produtores se viram obrigados a despedir mais de metade da mão-de-obra, uma vez que já estão sobrecarre­gados com os gastos do sistema de irrigação artificial, o qual absorve as despesas com as limitações impostas pelos custos dos combustíve­is para alimentar as motobombas e sistemas inidividua­is de produção de energia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola